Últimas Notícias

Parada das Nações - China




Sigla: CHN

Medalhas na História: Ouro: 263 | Prata: 199 | Bronze: 174 | Total: 636 

Em Tóquio… Ouro: 38 | Prata: 32 | Bronze: 19 | Total: 89

Primeira participação Olímpica: Helsinque 1952

Sede da Olimpíada de 2008 (Pequim)

Maior medalhista: Zou Kai (ginástica artística) cinco ouros e um bronze


A primeira participação da República Popular da China nas Olimpíadas ocorreu em 1952, nos Jogos de Verão de Helsinque, embora tenham participado apenas de um evento na competição. Naquele ano, o COI permitiu que tanto a China como a República da China (que mudou de nome para Taiwan) competissem após a Guerra Civil Chinesa.

PARADA DAS NAÇÕES - CHILE

Devido a disputa sobre o status político da China, a República Popular da China não participou das Olimpíadas de Verão até 1984 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, quando conquistou 32 medalhas sendo 15 de ouro.

O ginasta Zou Kai é o maior medalhista olímpico chinês (foto: Reuters)


O Comitê Olímpico Chinês sediou as Olimpíadas de 2008, em Pequim. Financeiramente o governo Chinês não mediu esforços para tentar realizar um dos maiores Jogos Olímpicos da história e investiu mais de 42 bilhões de dólares no evento. Foram utilizados 37 locais para abrigar as competições, sendo doze deles construídos especialmente para a realização dos Jogos Olímpicos. No âmbito esportivo, outro grande sucesso: os jogos de Pequim proporcionaram a quebra de 43 recordes mundiais e 132 recordes olímpicos, tendo um total de 87 nações conquistando medalhas durante a competição.

Abertura dos Jogos de Pequim 2008 (GE)


Desde 1984, quando passou a participar regularmente, a China vem conquistando excelentes resultados nos Jogos Olímpicos. No entanto, a melhor participação do Comitê Olímpico Chinês aconteceu nas Olimpíadas de Pequim, quando conquistou 51 medalhas de Ouro, liderando o quadro de medalhas entre os países participantes.

Ao longo da história do país nos jogos, os Saltos Ornamentais é o esporte com maior sucesso em Olimpíadas, registrando 81 medalhas no total, sendo 47 de ouro. Guo Jingjing é a maior medalhista na modalidade com 4 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Na última edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, a China conquistou um total de 88 medalhas, sendo 38 de ouro e ficando em segundo na classificação geral. Para as Olimpíadas de Paris, a China já possui 250 atletas classificados, sendo 161 mulheres e 87 homens.

 



Esportes Fortes


Saltos Ornamentais - Responsável por 81 das 636 medalhas olímpicas da China, os Saltos Ornamentais são a modalidade com mais medalhas de ouro na história do país, totalizando 47 medalhas de ouro. A equipe chinesa conquistou 12 medalhas em Tóquio, sendo 7 de ouro e outras 5 medalhas de prata.

Levantamento de pesos - Depois dos saltos ornamentais, o Halterofilismo chinês é a modalidade que mais trouxe medalhas nas Olimpíadas com 62 medalhas no total. Em Tóquio, o Comitê Olímpico Chinês conquistou 7 medalhas de ouro na modalidade.


Créditos: ESPN

Tênis de Mesa - O Comitê Olímpico Chinês também conta com excelentes resultados no Tênis de Mesa, tendo conquistado 32 medalhas de ouro na história. Nas Olimpíadas de 2021 em Tóquio, foram 7 medalhas, sendo 4 de ouro e 3 de prata.

Ginástica - A Ginástica também aparece como um esporte de destaque. Historicamente a China possui 84 medalhas no total, incluindo as três modalidades: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim. Em Tóquio, a China conquistou 11 medalhas na Ginástica, sendo 4 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.


Créditos: ISTOÉ

Tiro Esportivo - Assim como saltos ornamentais e ginástica, o Tiro Esportivo Chinês também é historicamente muito forte nos Jogos Olímpicos, com 26 medalhas de ouro conquistadas ao longo da história. Nas Olimpíadas de Tóquio foram 11 medalhas, sendo 4 de ouro.



Atletas


Fan Zhendong (Tênis de Mesa) - Atual primeiro lugar do ranking mundial da ITTF masculino, o chines Fan Zhendong chega como um dos destaques do Comitê Olímpico Chinês para a disputa dos Jogos de Paris.


Fan Zhendong (Wikipédia)

Sun Yingsha (Tênis de Mesa) - Atual primeiro lugar do ranking mundial da ITTF feminina, a chinesa Sun Yingsha conquistou duas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, ouro em equipe e prata no individual, e chega como uma das favoritas na modalidade.



Xie Si Yi (Saltos Ornamentais) - Mergulhador chines de 27 anos que conquistou quatro medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais e duas medalhas de ouro olímpicas. Em Tóquio conquistou uma medalha de ouro no mergulho individual e outra medalha de ouro em dupla.



Shi Tingmao (Saltos Ornamentais) - Atual bi campeã olímpica, Shi é uma saltadora chinesa especialista no trampolim. Conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 e outras duas medalhas de ouro nos Jogos Tóquio.

Guan Chenchen (Wikipédia)


Guan Chenchen (Ginástica Artística) - Atleta chinesa de apenas 19 anos é um dos fenômenos na Ginástica Artística. Em Tóquio, conquistou a medalha de ouro na prova de trave, finalizando a série com 14.633 pontos.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar