Últimas Notícias

Parada das Nações - Coreia do Sul


Sigla: KOR

Medalhas na história: Ouro 96 | Prata 91 | Bronze 100 | Total: 287 

Em Tóquio... Ouro 6 | Prata 4 | Bronze 9 | Total: 19

Primeira Participação Olímpica: Londres 1948 

Sede da olimpíada de 1988 (Seul)

Maior Medalhista Olímpico: Jin Jong-Oh (Tiro Esportivo), 4 ouros e 2 pratas

 

A República da Coreia, mais conhecida como Coreia do Sul disputa os Jogos desde Londres 1948, mas as primeiras medalhas de atletas coreanos não foram sob a bandeira do país. Sohn Kee-chung e Nam Sung-yong levaram ouro e bronze respectivamente na maratona masculina na olimpíada de Berlim em 1936, mas as medalhas contaram para o Japão, que tinham invadido a Coreia em 1912 e desde então controlavam o local, o que só acabou após o fim da II Guerra Mundial.

PARADA DAS NAÇÕES - COREIA DO NORTE

Apenas durante o boicote a Moscou 1980 foi que o país deixou de comparecer a uma Olimpíada. A maior e a melhor participação foi quando sediou os Jogos em Seul, quando competiu em casa com 401 atletas e conquistou 33 medalhas, sendo 12 de ouro. Fora dos próprios domínios, a maior delegação sul-coreana foi a de Atlanta 1996, com 300 atletas.

Jin Jong-Oh é o maior medalhista olímpico da Coreia do sul (Foto: The Korea Times)

Para Tóquio 2020 o país enviou 230 competidores, conquistando 20 medalhas, sendo seis de ouro. Até o momento, a Coreia do Sul classificou 60 atletas para os Jogos de Paris 2024, e já garantiu presença em ao menos 10 modalidades em disputa. Os coreanos já garantiram vagas em esportes que costumam estar entre os medalhistas, como o Tiro com Arco e o Taekwondo.


 

 Esportes fortes

Tiro com Arco - O esporte que a Coreia do Sul domina com mão de ferro. É o país que lidera o número de medalhas na modalidade em Olimpíadas, com 27 ouros, nove pratas e sete bronzes. Nos últimos Jogos Olímpicos disputados, em Tóquio 2020, os coreanos mantiveram sua hegemonia, alcançando quatro dos cinco ouros em disputa.  

An San em ação. - Foto: Arquivo World Archery Federation


Taekwondo - Esporte de combate com raízes coreanas e que estreou em Jogos no ano 2000. A Coreia tem 22 medalhas conquistadas na modalidade, sendo 12 ouros. Em Tóquio 2020, os coreanos levaram apenas uma prata e dois bronzes, em um desempenho decepcionante para quem é o berço do taekwondo.

Judô - Apesar de não ser mais a potência de outros tempos, a Coreia do Sul sempre chega forte na disputa por medalhas do judô, modalidade em que mantêm um excelente retrospecto. São onze ouros e um total de 46 medalhas. Em Tóquio 2020 foram apenas uma prata e um bronze.

Tiro Esportivo - Outro esporte em que os coreanos vão bem é no tiro esportivo. São dezesseis medalhas olímpicas até o momento e para a olimpíada de Paris, já são quinze vagas garantidas para os atiradores coreanos

 

Atletas

An San (Tiro com Arco) - A atleta de apenas 22 anos já conquistou três medalhas de ouro nos Jogos de Tóquio, assegurado na disputa do individual feminino, na equipe feminina e equipe mista. An San foi duramente atacada  ao cortar curto os seus cabelos mas seguiu vencendo no Tiro com Arco, sagrando-se campeã mundial feminino em 2022 e ficando com o bronze no mundial em 2023.


Hwang Sun-woo (natação) - É uma das promessas coreanas para os Jogos de Paris 2024. Medalhista na prova dos 200m dos últimos dois Mundiais de piscina longa e campeão dos Jogos Asiáticos, Sun-woo chega como uma boa chance de estar na briga por pódio na capital francesa.

Sun-woo, bronze nos 200 metros no Mundial de Fukuoka. Foto: arquivo Yonhap

Woo Sang-Hyeok (Atletismo) - o sul-coreano vem tendo destaque no atletismo, onde o país não tem muita tradição. Após bater na trave em Tóquio, ficando em quarto lugar, ele foi vice mundial no salto em altura em 2022 e venceu a Diamond League em 2023, e atualmente está cotado como um dos favoritos ao pódio em Paris

Kim Jang-mi (Tiro esportivo) - Campeã olímpica na pistola de 25 metros em Londres-2012, Jang-mi fez um grande mundial em 2022 e levando o título na prova em que é especialista. Já garantida em Paris, ela pretende acertar bem no alvo buscar o bi olímpico.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar