Últimas Notícias

Parada das Nações - Croácia



Sigla: CRO

Medalhas na história: Ouro: 14 | Prata: 13 | Bronze: 14 | Total: 41

Em Tóquio... Ouros: 3 | Prata: 3 | Bronze: 2 | Total: 8

Primeira participação olímpica - Barcelona 1992

Maior medalhista olímpico - Martín Sinkovic e Valent Sinkovic (remo), dois ouros e uma prata



Desde  sua estreia em 1992, quando se tornou um país independente em meio a guerra civil iugoslava, a Croácia participa de todos os Jogos Olímpicos. O seu Comitê Olímpico foi fundado em 1991 e recebeu o reconhecimento do COI em 1993, depois de estrear em Barcelona.

PARADA DAS NAÇÕES - COSTA DO MARFIM

E em sua olimpíada inicial Croácia terminou com três medalhas, uma de prata conquistada pela seleção de basquete masculina, onde Drazen Petrovic e companhia só perderam na final para os Estados Unidos, que contavam com o Dream Team Magic Johnson, Larry Bird e Michael Jordan e dois bronzes no tênis, com Goran Ivansevic no torneio de simples, e de quebra ainda conquistou novamente um bronze nas duplas com  Goran Prpic.


Drazen Petrovic foi o grande craque croata em Barcelona-92 (foto: REUTERS)

A maior delegação croata em Jogos olímpicos foi em Londres, com 110 nomes e a melhor campanha foi no Rio de Janeiro, quando o país conquistou dez medalhas, sendo cinco de ouro. 

Em Tóquio, a Croácia conseguiu uma dobradinha histórica no Tênis. As duas duplas croatas chegaram até a decisão no masculino, e quem ficou com o ouro foi a dupla Nikola Mektic e Mate Pavic, que venceram na decisão a dupla Marin Cilic e Ivan Dodig.

Em Paris, a Croácia até o momento tem 34 vagas conquistadas em nove modalidades: Atletismo, Boxe, Canoagem, Ginástica, Polo Aquático, Remo, Taekwondo, Tiro Esportivo e Vela


Esportes fortes:


Tênis - com certeza, o tênis segue sendo um dos pontos fortes croatas principalmente no masculino, já que a Croácia possui uma das melhores duplas do mundo. Mektic e Pavic esperam repetir o desempenho de Tóquio, e buscam mais uma medalha Olímpica para conta. Vale lembrar, que a Croácia terá mais uma vaga, e quem sabe não pode repetir a dobradinha conquistada em Tóquio.

As duplas croatas fizeram uma dobradinha ouro e prata em Tóquio (foto: REUTERS)


Taekwondo - Responsável por duas medalhas em Tóquio, o taekwondo com certeza é um dos carros chefes da Croácia nessas Olimpíadas. A grande esperança croata é a atleta Matea Jelic, que conquistou o ouro em Tóquio, e buscará sua segunda medalha Olímpica em Paris.

Remo - A Croácia tem tradição neste esporte em olimpíada, onde já conquistou sete medalhas. Em nenhum outro esporte o país conquistou tantos pódios e espera manter a tradição em Paris.


Atletas


Ivan Sapina (taekwondo) - O atleta de 24 anos está em busca de sua primeira medalha Olímpica, mas, já surge como sensação no mundo taekwondo. Ivan conseguiu sua vaga para os Jogos Olímpicos graças ao seu ranking. Atualmente ele ocupa a terceira colocação no ranking mundial, e sem dúvidas é um dos favoritos a conquistar uma medalha em Paris.

Tin Srbic (ginástica artística) - medalhista de bronze em Tóquio o ginasta Tin Srbic espera conquistar sua segunda medalha em Paris. O especialista da barra fixa conquistou a medalha de prata no mundial no ano passado, que já foi suficiente para carimbar a vaga para a França. Agora, o objetivo dele é o ouro, e podem ter certeza que ele irá buscar a medalha dourada.

Sandra Perkovic (atletismo) - Principal nome do atletismo croata, Sandra conseguiu uma medalha de prata no arremesso de disco no mundial de 2022 e já classificada para a olimpíada, vai brigar pra se tornar a primeira tricampeã olímpica da história da Croácia em Paris, após passar em branco em Tóquio.

Os irmãos Sinkovic querem o tri olímpico (foto: Red Bull content images)

Martin e Valent Sinkovic (Remo) - Após o vice-campeonato no último mundial e com a vaga olímpica garantida, os irmãos Sinkovic vão para os Jogos de Paris com favoritismo pelo pódio olímpico e quem sabe, conseguir o terceiro ouro seguido deles em Jogos olímpicos

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar