Últimas Notícias

Parada das Nações - Espanha



Sigla: ESP

Medalhas na História: Ouro: 48 | Prata: 72 | Bronze: 49 | Total: 169 

Em Tóquio… Ouro: 3 | Prata: 8 | Bronze: 6 | Total: 17

Primeira participação Olímpica: Paris-1900

Sede dos Jogos Olímpicos em 1992 (Barcelona)

Maior medalhista olímpico: Saul Craviotto (Canoagem velocidade), dois ouros, duas pratas e um bronze


A Espanha participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1900 sedeada em Paris e conquistou apenas uma medalha de ouro em toda competição, com José de Amezola y Aspizua e Francisco Villota nas duplas da pelota basca - esporte que hoje não pertence ao programa olímpico. Após ausências entre 1904 e 1912, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1920, o Comitê Olímpico Espanhol passou a enviar atletas regularmente para a disputa das competições.

PARADA DAS NAÇÕES - ERITREIA

No entanto, o Comitê Olímpico Espanhol não foi os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 na Alemanha nazista por conta da guerra civil que assolava o país, e boicotou dos Jogos de 1956 em Melbourne após participar dos eventos equestres em Estocolmo (SWE) em protesto pela invasão da União Soviética à Hungria. 

Saul Craviotto é o maior medalhista olímpico da Espanha (foto: Reuters)



Em 1992 a Espanha foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão em Barcelona. Foi a primeira edição desde Munique 1972 em que todos os Comitês Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações que enviaram cerca de 9.356 atletas. Durante a preparação dos jogos, a cidade de Barcelona experimentou grandes mudanças na infraestrutura que ocorreu na execução e construção de estradas e telecomunicações, e alterações de todas as partes da cidade, tornando-se um modelo para as próximas edições olímpicas como um bom exemplo de legado olímpico. Os jogos em si foram caracterizados por um estilo mediterrânico e de hospitalidade calorosa.

Logo Olimpíadas de Barcelona 1992. Foto: Olympics



No âmbito esportivo, as Olimpíadas de Barcelona representaram o melhor resultado da Espanha em Jogos Olímpicos, com um total de 422 atletas conquistando 22 medalhas, sendo 13 de ouro.


Divulgação

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, a Espanha foi representada por um total de 321 desportistas (184 homens e 137 mulheres) que competiram em 29 modalidades. Nessa edição o Comitê Olímpico Espanhol conquistou 17 medalhas, sendo 3 medalhas de ouro. Até o momento deste post, a Espanha tem 233 vagas para os Jogos de Paris em 19 modalidades.



Esportes fortes



Vela: Na história dos Jogos Olímpicos, a Vela é a modalidade que mais trouxe medalhas para o Comitê Olímpico Espanhol, totalizando 19 medalhas no total, com 13 medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Em Tóquio foram duas medalhas de bronze e o país espera um desempenho melhor em mares franceses.


Espanha atual campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Foto: Carl Recine/ Reuters


Futebol- A Espanha tem a tradição de sempre enviar seleções de futebol aos Jogos olímpicos e em Paris não será diferente. Tanto no masculino quanto no feminino a Espanha está garantida e o país espera que a seleção feminina, atual campeã mundial, e a masculina, prata em Tóquio, consigam dominar a modalidade em Paris.

Canoagem - outro esporte em que a Espanha é fortíssima tanto na canoagem velocidade quanto na slalom, onde o país tem a tradição de bons canoístas nos dois naipes. São vinte medalhas conquistadas até o momento, perdendo em quantidade apenas para a Vela. Após três pratas em Tóquio, a expectativa dos canoístas espanhóis é conquistar o ouro em Paris. 

Tênis - tradicionalíssimo no tênis olímpico, a Espanha já teve no pódio nomes como Rafael Nadal, Sergui Burguera, Arantxa Sanchéz e Pablo Carreño Busta. Na história são 13 medalhas, sendo dois de ouro, sete de prata e quatro de bronze e em Paris deve vir mais, já que nomes como Carlos Alcaraz estão focados em conquistar o ouro olímpico



Atletas


Carlos Alcaraz (Tênis) - Atual número 2 do ranking da ATP, o jovem espanhol vem encantando o mundo com suas exibições e conquistas. Chega para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris como um dos favoritos e em busca da inédita medalha de ouro.

Carlos Alcaraz, nova joia do esporte espanhol. Foto: Angela Weiss/ AFP

María Perez (Atletismo) - María dominou a marcha atlética no último mundial, vencendo tanto as provas de 20km e 35km e pinta como uma das favoritas ao ouro em Paris. destaque também para Álvaro Martin, que venceu as duas provas no último mundial também e é outro favorito ao ouro na marcha atlética

Aitana Bonmati (Futebol) - Campeã mundial e melhor do mundo eleita pela Fifa, a meiocampista é uma das líderes da atual campeã mundial e deverá estar em Paris em busca do ouro olímpico inédito para as espanholas no futebol

Jordi Xammar (Vela) - Bronze em Tóquio na classe 470, Jordi, ao lado de Nora Brugman, espera estar novamente entre os medalhistas em Paris, para seguir com a tradição de medalhas espanholas no esporte.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar