![]() |
Foto: Matias Capizzano |
Atualizado às 11:35 de 15/02/2024
Os velejadores Gabriela Kidd e Bruno Fontes não conseguiram atingir o índice estabelecido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) para ficar com as vagas olímpicas nas classes ILCA 6 e ILCA 7 para os Jogos de 2024, que serão realizados em Paris.
A comissão técnica da entidade entendeu que nenhum atleta demonstrou ter nível técnico para disputar os Jogos Olímpicos nessas classes..
O critério foi estabelecido ainda em 2020, e mantido em três atualizações anuais desde então. Para fazer jus a ser convocado para os Jogos Olímpicos, um atleta ou dupla deveria terminar os Mundiais de 2022 ou 2023 entre os 16 primeiros colocados, ou entre os oito países mais bem classificados. No ano passado, esse leque foi ampliado com a inclusão de um evento por classe em 2024.
Gabriela Kidd (ILCA 6) e Bruno Fontes (ILCA 7) foram os velejadores que conseguiram as vagas nos Mundiais disputados. Mas nos desempenhos nos três últimos mundiais não foram suficientes para que conseguissem manter as vagas, que pertencem ao país.
A CBVela, através do coordenador técnico Klaus Biekarck, confirmou a decisão: "Desde 2020 os atletas estavam cientes dos critérios que seriam utilizados para definir a equipe que irá representar o país em Paris-2024. Hoje temos duas classes (ILCA 6 e ILCA 7) que não atingiram o índice nos três eventos selecionados para tal e que, segundo a Nota Oficial, não terão outra oportunidade para fazê-lo."
"Por parte do estafe técnico da CBVela a decisão é a de seguirmos os critérios estabelecidos na Nota Oficial", completou a entidade.
Entre as demais classes, a mista NACRA 17 ainda corre risco de não manter a vaga. Ela foi conquistada nos Jogos Pan-Americanas, terá que ser confirmada no Troféu Princesa Sofia.
As duplas Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino e João Siemsen/Marina Arndt irão brigar para ver quem fica com a vaga. Caso ambos consigam os resultados mínimos exigidos pela CBVela, quem chegar na frente ganha a vaga olímpica.
Também obedecendo o índice estabelecido pela CBVela, a classe 470 mista também definirá a vaga olímpica no Troféu Princesa Sofia, que acontecerá entre 29 de março e 6 de abril, em Palma de Mallorca (ESP).
0 Comentários