Foto: Divulgação/COI |
Após a desqualificação de dois competidores nos eventos de levantamento de pesos de Londres 2012 e a revisão dos resultados pela Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF), o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) optou por redistribuir as medalhas, diplomas e distintivos dos medalhistas durante sua reunião de hoje.
Na categoria masculina +105kg dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o atleta que originalmente conquistou o terceiro lugar foi desqualificado pela IWF, e a medalha de bronze foi posteriormente concedida a Sang-guen Jeon (KOR). Além disso, na mesma categoria de peso, o atleta que havia ficado em quarto lugar também foi desclassificado após uma decisão do Tribunal de Arbitragem do Esporte. Como resultado, todas as posições do terceiro ao oitavo lugar foram ajustadas pela IWF.
As medalhas e diplomas serão redistribuídos conforme a nova classificação, desde que os atletas em questão não estejam atualmente suspensos por violação das regras antidoping e não estejam enfrentando procedimentos antidoping.
A realocação das medalhas não ocorre automaticamente e é determinada pelo COI caso a caso. Essa redistribuição só acontece depois que todos os recursos dos atletas ou equipes sancionadas foram esgotados, e quando todos os procedimentos estão encerrados.
Como todos os procedimentos legais foram concluídos, as medalhas, diplomas e distintivos de medalhistas serão realocados da seguinte forma:
3. Sang-guen JEON (KOR)
4. Ihor SHYMECHKO (UKR)
5. Jiri ORSAG (CZE)
6. Almir VELAGIC (GER)
7. Shih-Chieh CHEN (TPE)
8. Peter NAGY (HUN)
A partir de 2018, os atletas passaram a ter à disposição seis opções para receberem suas medalhas realocadas, proporcionando assim o reconhecimento de suas conquistas. Essa escolha é guiada pelos Princípios de Realocação de Medalhas Olímpicas, os quais foram propostos pela Comissão de Atletas do COI e aprovados pelo EB do COI no mesmo ano.
0 Comentários