Foto: Washington Alves/COB |
Produção original do Comitê foi selecionada para a premiação da Associação Internacional de Jornalismo Esportivo (AIPS) e está entre as 22 melhores do mundo no gênero “perfil de atleta”.
O documentário "Vanderlei: pernas, cabeça e coração", produzido originalmente pelo Comitê Olímpico do Brasil, está entre as 22 melhores produções esportivas do mundo no gênero perfil de atleta. A Associação Internacional de Jornalismo Esportivo (AIPS) divulgou a lista dos escolhidos para a fase final do prêmio AIPS Sport Media Awards 2023, que condecora as obras jornalísticas esportivas de todo o mundo em cinco categorias. O documentário do COB foi um dos selecionados para este seleto grupo.
Esta é a primeira vez que uma produção audiovisual do COB concorre ao mais alto reconhecimento no jornalismo esportivo mundial. O documentário, dirigido pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, estreou no Canal Olímpico do Brasil e no canal do Time Brasil no YouTube em setembro de 2023. Ele narra a jornada do medalhista de bronze na Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, a maior honraria do Comitê Olímpico Internacional, Vanderlei Cordeiro de Lima. O documentário retrata a vida e a carreira de Vanderlei em diferentes fases, desde suas origens no interior do Paraná até a conquista da medalha olímpica e o legado que perdura até os dias atuais.
"Estamos muito orgulhosos. A história do Vanderlei é muito rica, um exemplo de superação e espírito olímpico. Por isso que nossa primeira obra documental original tinha de ser sobre ele. O reconhecimento por estar entre os melhores do mundo na categoria só reforça a importância de continuarmos com esse olhar atento para os nossos heróis olímpicos ao retratá-los em nossas produções audiovisuais", pontuou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
"É com muita alegria que recebemos essa notícia. O documentário do Vanderlei se tornou um marco nas nossas produções audiovisuais e saber que foi selecionado para o prêmio da Associação Internacional de Jornalismo Esportivo é motivo de muito orgulho. Estar nesse grupo seleto, com produções de todo o mundo, mostra reconhecimento ao trabalho árduo e delicado desenvolvido pela nossa equipe", celebrou Paulo Conde, diretor de Comunicação do COB e coordenador do projeto do documentário.
A premiação da AIPS, realizada de forma anual, tem a concorrência de obras em vídeo, áudio, foto e escrita de todos os países do mundo. Só no último ano, a Associação recebeu 1890 inscrições de produções de 141 países nas cinco categorias do prêmio. Após a divulgação das obras selecionadas para a fase final, ainda ocorrerão fases de afunilamento até chegar ao Top 3 de cada categoria. A lista dos indicados no gênero perfil de atleta, em que "Vanderlei: pernas, cabeça e coração" está inserida, pode ser visualizada clicando aqui.
0 Comentários