Sigla: IRI
Medalhas na história: Ouro: 24 | Prata: 23 | Bronze: 29 | Total: 76
Em Tóquio... Ouro: 3 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 7
Primeira Participação olímpica: Paris 1900
Maior medalhista olímpico: Hadi Saei (taekwondo), dois ouros e um bronze
O Irã participou pela primeira vez de uma edição de Jogos Olímpicos em 1900, com apenas um atleta: o esgrimista Freydoun Malkom. Depois de ficar de fora de oito edições entre 1904 e 1936, voltou a participar de Londres 1948 e conquistou sua primeira medalha: o bronze de Jafar Salmasi no levantamento de pesos.
Em meio a uma revolução islâmica e em seguida a uma guerra com o Iraque, Irã ficou de fora dos Jogos olímpicos de 1980 e 1984, citando razões políticas e só voltou em Seul-88 para nunca mais faltar a uma Olimpíada.
Hadi Saei é o maior medalhista olímpico do Irã (Foto: Gulf News) |
Outro detalhe é das 76 medalhas olímpicas do Irã, apenas uma foi conquistada por uma mulher: Kimia Alizadeh do taekwondo na Rio 2016. Em 2020, ela desertou do Irã e competiu na equipe olímpica de refugiados em Tóquio 2020.
Em Montreal-76 tivemos a maior delegação da história do Irã em olimpíadas, com 86 atletas. Em Tóquio-2020, foram 65 atletas com sete medalhas conquistadas. Até o momento, o Irã tem 20 atletas garantidos para a Olimpíada de Paris.
Esportes fortes
Wrestling – com 47 medalhas conquistadas, é o esporte onde o Irã mais subiu ao pódio na história olímpica, sempre sendo um país com muita força ao longo do tempo. Em Tóquio, foram quatro medalhas olímpicas e em Paris, já são sete nomes classificados e a expectativa é que venham mais bons resultados.
O Irã sempre foi muito forte no levantamento de pesos em olimpíadas. Na foto, Mohammad Nassiri, campeão olímpico na olimpíada de 1968 (foto: Wikipedia) |
Levantamento de pesos – Segundo esporte no ranking de medalhas olímpicas do Irã com 20 medalhas, a modalidade tem tido um declínio desde o seu auge em Londres, quando os iranianos conquistaram cinco medalhas. No Rio de Janeiro foram duas e em Tóquio, apenas uma. A expectativa é que o Irã consiga reverter essa 'má fase' e não passe em branco na modalidade.
Atletas
Mohammad Reza Geraei (Wrestling) – campeão olímpico em 2020 na categoria 67kg, Geraei tem um ótimo ciclo, sendo campeão mundial em 2021, vice em 2022 e bronze em 2023 e deve brigar pelo pelo bi olímpico em Paris.
Mohammad Reza Geraei é o maior nome do esporte iraniano. (Foto: Mohammad Reza Geraei/Instagram) |
Ali Davoudi (Levantamento de Pesos) - Prata em Tóquio na categoria +109kg, Davoudi conseguiu evoluir no ciclo de Paris, mas viu seus rivais levantarem mais peso, o que o deixou de fora dos pódios dos mundiais de 2022 e 2023, ficando em quarto lugar. Para a olimpíada, o iraniano terá que se superar pra estar no pódio olímpico novamente
Nahid Kiani (Taekwondo) - campeã mundial na categoria até 53kg, a lutadora terá que competir na categoria acima da sua principal - 57kg. Ela saiu muito bem na nova categoria e com duas pratas nos Grand Prix de Roma e Paris, se credencia como umas lutadoras com chances de pódio em Paris, o que seria a segunda mulher iraniana a ter uma medalha olímpica na história.
0 Comentários