Últimas Notícias

Parada das Nações - Islândia




Sigla: ISL

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 2 | Bronze: 2 | Total: 4

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica: Londres 1908

Maior medalhista olímpico: Vilhjálmur Einarsson (Atletismo) prata em Melbourne 1956 e seleção masculina de handebol, prata em Pequim 2008. 


A Islândia participa de Jogos Olímpicos desde 1908, quando enviou um atleta, Jóhannes Jósepsson, para representar o país no wrestling, quando ainda a Islândia estava sob o domínio da Dinamarca. Após participar dos Jogos de Estocolmo de 1912, a Islândia só voltou a uma olimpíada vinte quatro anos depois, em Berlim-1936 e desde então, não faltou em mais a nenhuma edição dos Jogos.


Los Angeles-1984 e Seul-1988 tiveram as maiores delegações da Islândia em olimpíadas, com 32 atletas em cada edição. Com quatro medalhas olímpicas na história, a Islândia ainda busca sua primeira medalha de ouro olímpica na história. Suas maiores oportunidades foram em Melbourne-1956, quando Vilhjálmur Einarsson tentou destronar Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo e em Pequim-2008, quando a seleção islandesa de handebol masculino perdeu na decisão para França.

Einarsson quase estragou a festa do bi olímpico de Adhemar Ferreira da Silva em Melbourne-56 (foto:  Comitê Olímpico islandês)

Em Tóquio-2020, a Islândia enviou apenas quatro atletas, sua menor delegação em 57 anos. Para a olimpíada de Paris, apenas Anton McKee na natação tem vaga garantida até o momento em que este post foi feito.

Esportes fortes

Natação – competiu pela primeira vez na natação em 1948 e disputou a maioria dos Jogos desde então. Örn Arnarson alcançou a melhor colocação masculina da Islândia no esporte, terminando em 4º lugar nos 200m costas em 2000. Hrafnhildur Lúthersdóttir tem a melhor colocação em uma prova feminina: 6º lugar nos 100m peito em 2016.

Handebol é uma paixão dos islandeses, que foram medalhistas de prata em Pequim-2008 (Foto: Comitê olímpico islandês)



Handebol - Um dos esportes preferidos dos islandeses, foi responsável pela primeira e única medalha olímpica do país em esportes coletivos, com a prata da seleção masculina em Pequim-2008. Sempre presente em mundiais de handebol, mas no âmbito olímpico não participa dos Jogos desde Londres-2012.

Atletas

Anton McKee (natação) – representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e já está classificado para Paris-2024. Possui uma medalha de prata no Campeonato Europeu de Piscina Curta em 2023 na prova dos 200m peito, sua especialidade. Foi finalista desta prova nos mundiais de 2022 e 2023 e pode brigar por medalha em Paris.

Anton McKee conquistou sua primeira medalha em um grande campeonato em 2023. (Foto: Anton McKee/Instagram)


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar