Felipe Wu tentou, mas não conseguiu a vaga / Foto: Alexandre Loureiro / COB |
Saíram hoje (dia 14) as primeiras vagas olímpicas no Pré-Olímpico Mundial de Tiro Esportivo 2024, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. O torneio premia com vaga para Paris os dois atletas melhores colocados de cada modalidade que ainda não possuem vaga olímpica desde que seus respectivos países não tenham estourado a classificação máxima de dois atletas por modalidade.
Na pistola de ar 10m feminina, competiram pelo Brasil três atletas. Marina Alves ficou em 57ª com 561 acertos; Cibele Breide Martins em 76ª com 541 acertos, uma posição a frente de Mariana Betoni, que obteve o mesmo número de acertos que Cibele. Das 79 atletas, apenas as oito melhores avançaram à final.
Na final a vitória foi da armênia Elmira Karapetyan com 240.7 pontos, dois décimos a mais que a tailandesa Kamonlak Saencha que liderava até o penúltimo tiro. Em terceiro ficou a indiana Palak Palak. Como a armênia já possuía vaga em Paris, as vagas dessa competição ficaram para Tailândia e Índia. (a vaga é destinada ao país, que por sua vez deve indicar qual atleta enviará).
Na mesma competição, mas no masculino, o Brasil também teve três representantes. O melhor colocado foi Philipe Chateaubrian em 28º com 575 acertos. Felipe Wu com três acertos a menos foi o 42º e Roberto Gomes, com 568 acertos foi o 60º. Um total de 85 atletas competiram, nos quais somente os oito melhores avançaram à próxima fase.
Na final a vitória, junto com a vaga olímpica, foi da Itália, com Federico Maldini fazendo 236.8 pontos. Seu rival, o atleta independente Uladzislau Dzemesh fez 235.9 pontos e também se garantiu em Paris. Ambos serão rivais do brasileiro Philipe Chateaubrian, que também já possui vaga. Com a vaga do atleta independente, agora já são 64 diferentes nações a garantirem participação em Paris pelo tiro esportivo. A medalha de bronze ficou com o alemão Philipp Grimm.
As próximas vagas sairão na terça, dia 16, na carabina de ar 10m masculina e feminina onde teremos atletas brasileiros disputando.
0 Comentários