Foto: Divulgação/Comitê Organizador |
No primeiro dia de finais do Aberto Europeu de Natação Paralímpica 2024, realizado na Ilha de Madeira, em Portugal, tivemos a presença de alguns brasileiros. Destaque pra medalha de bronze obtida por Pamella Cruz de Andrade nos 200m medley SM7 feminino
Na final masculina dos 400m estilo livre na categoria S8, o brasileiro Caio Amorim Muniz de Oliveira foi o oitavo colocado com o tempo de 4:47.61. O vencedor foi o italiano Alberto Amodeo com o tempo de 4:24.29. Em segundo ficou o atleta independente Andrei Nikolaev, com o israelense Mark Malyar em terceiro. Na final feminina, a única atleta a baixar da marca de cinco minutos foi a vencedora italiana Xenia Palazzo. A espanhola Nahia Zudaire Borrezo foi a segunda e a atleta independente Mariia Pavlova a terceira.
Nos 200m estilo livre S14 masculino, o brasileiro Arthur Xavier Ribeiro fez o tempo de 2:04.22 e ficou em sétimo. O vencedor foi o britânico William Ellard com 1:52.62. Em segundo ficou o ucraniano Dmytro Vanzenko, com o australiano Liam Schluter em terceiro. No feminino, numa prova sem brasileiros, a campeã foi a atleta independente Valeriia Shabalina com 2:08.91, apenas três décimos mais rápida que a britânica Olivia Newman-Baronius que ficou em segundo. A sueca Pernilla Lindberg chegou em terceiro.
Nos 200m medley individual SM7 masculino não tivemos brasileiros, mas tivemos dobradinha ucraniana com Andrii Trusov em primeiro, com o tempo de 2:32.23 e Yevhenii Bohodaiko em terceiro. O segundo lugar foi do sul africano Christian Sadie, que também quebrou o recorde africano com seu resultado na prova. No feminino, numa prova com apenas cinco concorrentes, a brasileira Pamella Cruz de Andrade ficou em terceiro com o tempo de 3:18.70. A vencedora foi a britânica Iona Winnifrith com a marca de 3:09.76. A medalha de prata foi pro peito da ucraniana Veronika Korzhova. (Apesar de atletas não europeus poderem competir, as medalhas e o pódio são exclusivos para europeus).
Dois brasileiros estiveram presentes nos 50m peito SB3 masculino. Ronystony Cordeiro da Silva foi o quinto com o tempo de 56.47 e Eric Tobera ficou imediatamente atrás com o tempo de 56.71. O ouro foi pro israelense Ami Omer Dadaon em 49.47, deixando o italiano Efrem Morelli com a prata e o espanhol Miguel Luque com o bronze. No feminino não tivemos representantes. A vencedora foi a italiana Monica Boggioni com 54.16, tendo a espanhola Marta Fernandez Infante em segundo e a sul africana Kat Swanepoel em terceiro. Monica e Marta foram as únicas a baixarem de um minuto.
0 Comentários