Foto: Greg Martin |
Foi acesa nesta terça-feira (16), em Olimpia (GRE), a Chama Olímpica dos Jogos de 2024, que serão realizados em Paris.
Pela ausência do sol no momento da cerimônia, foi usada a chama acesa no ensaio realizado na segunda-feira (15), nas ruinas da cidade grega por atrizes e atores interpretando sacerdotisas e atletas da época dos Jogos Olímpicos antigos.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente do COI, Thomas Bach, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou.
A sacerdotisa entregou a chama para o remador grego campeão do skiff simples em Tóquio, Stefanos Ntouskos, que também com um ramo de oliveira, iniciou o revezamento na Grécia que irá durar 11 dias.
E já está em andamento o revezamento da tocha olímpica, com o remador grego Stefanos Ntouskos recebendo a chama sagrada rumo a @Paris2024 🔥🔥🔥 pic.twitter.com/iszmVTBC5k
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) April 16, 2024
Serão 600 carregadores da tocha na Grécia, que percorrerão 5000km, e passará por todas as regiões gregas.
Em 26 de abril, ela chegará em Atenas (GRE) e será entregue para a organização dos Jogos Olímpicos de 2024. A chama olímpica passará a noite na embaixada francesa na capital grega, antes de partir no dia seguinte em um barco com três mastros para a França, atravessando o Mar Mediterrâneo.
No dia 8 de maio, ela chegará em Marselha (FRA) e iniciará a perna francesa do revezamento, que irá durar 68 dias e cruzará o país, bem como territórios ultramarinos franceses no Caribe e na Oceania.
0 Comentários