![]() |
Grisha Besko/Radioj |
A ONG Surfrider Foundation divulgou nota citando o estado 'alarmante' das águas do Rio Sena, a um pouco mais de 100 dias do início dos Jogos olímpicos de Paris-2024. Das 14 medições realizadas entre o final de setembro de 2023 e o fim de março de 2024 na altura das pontes Alexandre III e Alma, 13 ficaram "acima ou muito acima" dos limiares recomendados para banhos.
A preocupação fica maior porque a largada das provas de águas abertas e triatlo será na ponte Alexandre III e o nível de bactérias fecais encontradas supera o nível aceitável para a disputa das provas. Os limites para estas bactérias não devem superar as 1.000 unidades formadoras de colônias (UFC) por cada 100 ml no caso da Escherichia coli e das 400 UFC/100 ml para enterococos. A má qualidade da água já afetou inclusive o evento-teste das águas abertas que seria realizado em agosto de 2023.
A Câmara Municipal e a Prefeitura de Paris especificaram que cinco importantes infraestruturas para garantir a água potável do Rio Sena no verão estarão operacionais nas próximas semanas: "A qualidade da água do Sena estará à altura dos Jogos Olímpicos", afirmou a Prefeitura
O Rio Sena receberá as provas de triatlo (30 e 31 de julho e 5 de agosto) e das águas abertas (8 e 9 de agosto).
0 Comentários