Últimas Notícias

Parada das Nações - Jamaica

Jamaica


Sigla: JAM

Medalhas na história: Ouro: 26 | Prata:36 | Bronze:26 | Total: 88

Em Tóquio: Ouro: 4 | Prata: 1 | Bronze: 4 | Total: 9

Primeira participação olímpica: Londres-1948

Maior medalhista olímpico: Usain Bolt (Atletismo), oito ouros

Desde os Jogos de Londres em 1948, a Jamaica tem enviado atletas para todos os Jogos Olímpicos, com exceção de 1960, quando atletas da Jamaica, Barbados e Trinidad competiram juntas pela Federação das Índias Ocidentais, e que conquistaram duas medalhas em Roma. 


Até 2022, a Jamaica acumulou 88 medalhas olímpicas, 26 delas de ouro, com a maioria esmagadora vindo do atletismo, onde seus velocistas se destacam. Uma exceção notável foi o bronze no ciclismo conquistado por David Weller no contrarrelógio de 1.000 metros em Moscou-1980.

Impossível falar de jamaicanos olímpicos sem falar de Usain Bolt. Ele é o único atleta na história a conquistar o tricampeonato em duas modalidades de pista nos Jogos Olímpicos de forma consecutiva, tanto nos 100 metros rasos quanto nos 200 metros rasos, além de alcançar o bicampeonato consecutivo no revezamento 4 x 100 metros. 

Com oito medalhas de ouro em provas de velocidade, ele detém o recorde e é considerado o homem mais rápido do mundo. Sua notável carreira atlética lhe rendeu o apelido de "Lightning Bolt" (relâmpago) pela imprensa internacional. Ao longo de sua trajetória, recebeu inúmeros prêmios, incluindo o prestigioso título de Atleta do Ano pela World Athletics e o Prêmio Laureus do Esporte Mundial de atleta masculino do ano, que conquistou em quatro ocasiões. Além disso, recebeu honrarias do governo jamaicano, como a Ordem da Jamaica e a Ordem de Distinção. 

Com ganhos avaliados em 20,3 milhões de dólares por ano, segundo a Forbes, ele é considerado uma lenda viva do esporte, não apenas por Jacques Rogge, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, mas também por especialistas e ex-atletas, sendo aclamado como o maior velocista de todos os tempos e um dos maiores atletas da história.

Usain Bolt com suas medalhas da Rio 2016 (Foto: Reprodução / QG)
Usain Bolt com suas medalhas da Rio 2016 (Foto: Reprodução / QG)

Depois de Bolt, a velocista Elaine Thompson-Herah, é a maior detentora de medalhas de ouros, cinco no total de seis pódios se fizer uma olimpíada perfeita em Paris, pode igualar Bolt. Shelly-Ann Fraser-Pryce e Veronica Campbell-Brown, ambas com oito medalhas e três ouros, igualam o total de medalhas de Bolt. Apesar de nunca ter conquistado uma medalha de ouro, a atleta jamaicana com mais medalhas é Merlene Ottey-Page, com três pratas e seis bronzes de 1980 a 2000.

Nos jogos do Rio de Janeiro foi quando a Jamaica enviou sua maior delegação, com 56 atletas, onde bateu se recorde de medalhas de ouro com seis. Em números totais, Londres foi a olimpíada mais frutífera com 13 pódios . Em Tóquio, a Jamaica  levou 48 atletas e ganhou nove medalhas, todas no atletismo. Foram quatro de ouro, uma de prata  e quatro de bronze

Até a data de postagem deste texto, a Jamaica se qualificou apenas no atletismo, sendo 19 vagas femininas e 19 masculinas. 

Esportes fortes

Atletismo - Jamaica se destaca como uma potência no atletismo olímpico devido ao sucesso consistente de seus atletas, principalmente nas provas de velocidade.. A ilha caribenha produziu alguns dos velocistas mais rápidos do mundo da história, como Usain Bolt e Shelly-Ann Fraser-Pryce, que conquistaram múltiplas medalhas de ouro olímpicas e estabeleceram recordes mundiais. Em Paris, muito provável que todas as medalhas olímpicas da Jamaica venham do atletismo.


Atletas

Elaine Thompson-Herah (Foto: Reprodução / Olympics)
Elaine Thompson-Herah (Foto: Reprodução / Olympics)

Elaine Thompson-Herah (atletismo) - A mulher mais rápida do mundo com 10s54 - segundo melhor tempo da história dos 100m rasos, Elaine Thompson-Herah, está firmemente focada nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, onde pode igualar Usain Bolt e se tornar tricampeã olímpica dos 100 e 200 metros. Nos últimos mundiais, ela só conquistou medalhas no revezamento 4x100m, mas em Jogos olímpicos, ela costuma crescer e pode ser uma das estrelas da olimpíada de Paris.


Shelly-Ann Fraser-Pryce (Foto: Reprodução / Britannica)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (Foto: Reprodução / Britannica)

Shelly-Ann Fraser-Pryce  (atletismo) - a Maior rival pelo tri olímpico de Thompson-herah está do seu lado. Icônica velocista jamaicana, Shelly vai para sua quinta e última olimpíada da carreira em alto nível. Com o oito pódios olímpicos - sendo quatro nos 100m rasos, um feito inédito na história e 16 em mundiais, Shelly-Ann vai tentar mais um ouro na prova mais clássica do atletismo. Menção para Shericka Jackson, outra jamaicana que está muito forte nos 200 metros rasos e também pode destronar Thompson-Herah


Antonio Watson (Atletismo) - Jovem valor do atletismo jamaicano, Watson conquistou o título mundial nos 400 metros rasos em 2023 e pinta como um bom nome para disputar o ouro olímpico nesta prova em Paris. Aos 22 anos, Watson é um nome que pode brilhar neste e nos próximos jogos olímpicos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar