Sigla: JPN
Medalhas na história: Ouro: 169 | Prata: 150 | Bronze: 178 | Total: 497
Em Tóquio... Ouro: 27 | Prata: 14 | Bronze: 17 | Total: 58
Primeira Participação olímpica: Estocolmo-1912
Sede das olimpíadas em 1964 e 2020* (ambas em Tóquio)
Maior medalhista olímpico: Sawao Kato (Ginástica Artística), oito ouros, três pratas e um bronze
*adiada por conta da Pandemia de covid-19 e disputada em 2021
Após recusar convites para as quatro primeiras edições olímpicas, Japão resolveu estrear em olimpíadas com dois atletas em Estocolmo 1912, sendo uma das primeiras nações asiáticas a participar dos Jogos. Depois, o Japão virou uma nação recorrente nas competições, só ficando de fora de duas edições em toda história: em 1948, vetados por conta de sua atuação como aliados dos nazistas na II Guerra mundial e em Moscou 1980, quando aderiu ao boicote liderado pelos Estados Unidos aos jogos soviéticos.
Sede de duas edições olímpicas de verão e duas de inverno (Sapporo 1972 e Nagano 1998), O Japão teve duas situações peculiares com os Jogos olímpicos: em 1940, seria sede olímpica, mas por conta da II Guerra Mundial, a edição foi realocada para Helsinque na Finlândia, e foi cancelada em seguida.
Já na última edição, oitenta anos depois do cancelamento, a olimpíada no Japão teve que ser adiada pela primeira vez na história por conta da Pandemia de covid-19 que assolava o mundo naquele momento. Os jogos em território japonês foram disputados um ano depois, em 2021.
![]() |
Sawao Kato, o maior medalhista olímpico do Japão (foto: Youmiuri Shimbun/Japan News) |
A primeira medalha olímpica japonesa veio nos jogos da Antuérpia em 1920, com Ichiya Kumagae no tênis masculino e o primeiro ouro veio oito anos depois em Amsterdã com Mikio Oda no salto triplo. Atualmente, o Japão tem 497 olímpicas, a nona nação com mais medalhas na história.
A última olímpiada em casa foi responsável por vários recordes japoneses, como a delegação recorde com 552 atletas e o maior número de medalhas, 58, sendo 27 de ouro, ficando em terceiro no quadro de medalhas.
Até o momento deste post, o Japão tem 266 atletas classificados em 28 modalidades.
Esportes fortes
Judô - Criadores da lendária arte marcial, o Japão domina o judô em jogos olímpicos. São 96 medalhas na história, sendo 48 de ouro. Após uma olimpíada em casa quase perfeita, os judocas japoneses vão tentar manter o nível e conseguir mais uns ouros para a coleção.
![]() |
Os irmãos Abe são favoritos ao bi olímpico no judô (foto: IJF) |
Ginástica artística - Outro esporte em que o Japão é muito forte, principalmente na ginástica masculina, onde sempre tem um nome que domina a modalidade em alguns ou em todos os aparelhos. O nome da vez é Daiki Hashimoto, que deverá ajudar os japoneses a aumentarem ainda mais o número de medalhas olímpicas na modalidade - são 103 na história até o momento.
Skate - A modalidade recente é outra que o Japão tomou de assalto, conquistando 3 dos 4 ouros possíveis em Tóquio, sempre jovens skatistas com muita habilidade. E Paris não será diferente e os skatistas japoneses vão brigar pelo ouro no street e no park
Natação - outro esporte com muitas medalhas olímpicas, a natação sempre vem forte, principalmente em nados mais técnicos como o peito e o costas. Com 83 pódios até o momento, a natação japonesa vai em busca de mais em Paris.
Wrestling - O Japão sempre foi forte no wrestling mas com a entrada das mulheres na modalidade, passou a ser a nação dominante no estilo livre. São 76 medalhas na história e 37 ouros, e as wrestlers japoneses devem buscar mais ouros em Paris.
Atletas
Daiki Hashimoto (ginástica artística) - sucessor de Kohei Uchimura, Hashimoto deve liderar o Japão em Paris na disputa por equipes masculina, onde é favorito ao ouro. O ginasta de 22 anos também pode pegar o lugar mais alto do pódio no individual geral e na barra fixa, onde tem dominado nos últimos mundiais.
![]() |
Hashimoto vai em busca de muitas medalhas em Paris (Foto: Kyodo News) |
Keiju Okada/Miho Yoshioka (vela) - A classe 470 se tornou mista e Okada e Yoshioka juntaram suas forças para estarem em Paris. E a parceria deu tão certo, que já veio com o título mundial e a vaga olímpica. Os dois tem boas chances de conseguir uma medalha olímpica para o Japão em uma modalidade que eles não costumam medalhar tanto.
Hina Hayata (tênis de mesa) - Melhor não chinesa do ranking mundial de tênis de mesa em sexto lugar. Hayata é o nome que deve brigar pelo bronze em Paris, a não ser que alguma grande surpresa aconteça com as duas chinesas que estarão na olimpíada.
Tsugumi Sakurai (wrestling) -Talento da nova geração do Wrestling, Sakurai, de apenas 22 anos, chegou de assalto e dominou a categoria, vencendo três vezes consecutivas na categoria até 57kg. Já garantida na olimpíada, deve ser o nome a ser batido em Paris e grande favorita ao ouro.
Hifumi e Uta Abe (judô) - Após o ouro olímpico em Tóquio, os irmãos continuam dominando suas categorias no judô - Hifumi nos 66kg masculino e Uta e 52kg feminino. Foram dois títulos mundiais em 2022 e 2023, o que os credenciam ao bicampeonato olímpico em Paris, sem ter algum adversário que possa estragar esta festa em família na França
Yuto Horigome (Skate) - Primeiro campeão olímpico no skate street, Horigome é um dos muitos nomes da amrada japonesa do skate que pode brilhar em Paris. Apesar de ficar longe dos pódios nos mundiais, Yuto foi Campeão do X-Games em 2022 e 2023 no street e tem chances de brigar pelo bi na próxima olimpíada
0 Comentários