Últimas Notícias

Parada das Nações - Kiribati

Parada das Nações - Kiribati



Sigla: KIR

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Atenas-2004




Kiribati é uma nação arquipélago no Oceano Pacífico Sul, anteriormente conhecida como Ilhas Gilbert, e fazia parte das Ilhas Gilbert e Ellice. Eles eram uma colônia britânica desde 1892, mas alcançaram a independência em 1979 como dois estados: Kiribati (Ilhas Gilbert) e Tuvalu (Ilhas Ellice).


Kiribati formou um Comitê Olímpico Nacional (CON) em 2002 e realizou sua reunião inaugural em novembro de 2002. O CON foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na 115ª Sessão em Praga, em 3 de julho de 2003.

A dancinha de David Katoatau fez sucesso e alertou o mundo do risco de Kiribati desaparecer por conta do aquecimento global
A dancinha de David Katoatau fez sucesso e alertou o mundo do risco de Kiribati desaparecer por conta do aquecimento global (foto: Reuters)


Estrearam nas Olimpíadas de 2004 em Atenas, representado por três atletas - uma mulher e um homem no atletismo e um levantador de peso masculino. Kiribati disputou todas as olimpíadas seguintes, com uma média de 2 e 3 atletas por edição

O melhor resultado do Kiribati vem de um décimo sétimo que virou nono lugar com o passar dos anos: David Katoatau disputou a categoria até 96kg em Londres-2012, considerada a prova mais suja da história olímpica, onde oito  pesistas foram desqualificados por novas testagens em amostras de exames antidoping. Quatro anos depois, David viralizou no Rio de Janeiro, ao fazer dancinhas após suas tentativas de levantamento de peso, a fim de de chamar a atenção para o impacto das mudanças climáticas em Kiribati, que corre risco de desaparecer por conta das consequências do aquecimento global. 

Nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, três atletas representaram o país: o velocista Lataisi Mwea, a judoca Kinaua Biribo e o levantador de peso Ruben Katoatau. O Kiribati ainda não conta com nenhuma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024 até o momento

Esportes fortes


Levantamento de pesos - O esporte mas tradicional de Kiribati nos Jogos olímpicos, que sempre enviou atletas para esta modalidade em olimpíadas e onde teve os melhores resultados. Em nível continental, o país conse gue ir bem em competições como os Jogos do Pacífico.

Atletas


Ruben Katoatau poderá disputar sua segunda olimpíada em Paris
Ruben Katoatau poderá disputar sua segunda olimpíada em Paris (foto: Reuters)

Ruben Katoatau (Levantamento de pesos) - Após disputar os jogos olímpicos de Tóquio, Ruben se manteve em forma visando Paris, com o melhor resultado três medalhas de ouro nos Jogos do Pacífico, na categoria até 81kg. Se não conseguir se classificar via ranking olímpico, as chances dele receber um convite para estar na próxima olimpíada são boas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar