Últimas Notícias

Parada das Nações - Líbia

Parada das Nações - Líbia

Sigla: LBA

Medalhas na história: 0 Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze : 0 | Total: 0

Em Tóquio: Ouro :0 | Prata :0 | Bronze :0 | Total: 0

Primeira participação olímpica: Cidade do México 1968



Localizado no norte da África, a Líbia formou um Comitê Olímpico Nacional (CON) em 1962 embora tenha sido reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1963. A líbia participaria dos dos Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio, mas seu único participante, Suliman Fighi Hassan de última não largou na prova da maratona, o que fez a estreia olímpica da Líbia acontecer só em 1968, na Cidade do México com Mohamed Asswai nos 400 metros com barreiras.

 
PARADA DAS NAÇÕES - LIBÉRIA

Depois de ausências ans olimpíadas de 1972 e 1976 (aderindo ao boicote africano), a segunda aparição da Líbia em olimpíadas veio em Moscou em 1980, e com sua maior delegação, 32 atletas. Desde então, a líbia esteve presente em todos os Jogos olímpicos, sem nunca conquistar uma medalha.

O sétimo lugar no evento de taekwondo categoria até 57kg masculino em Atenas 2004, conquistado por Ezedin Tlish, é o melhor desempenho da Líbia nas Olimpíadas até o momento.

A Líbia teve quatro atletas representados nas Olimpíadas de Tóquio. Hadel Aboud competiu nos 100m feminino de atletismo, Ali Omar no judô de +100kg masculino, Audai Hassouna nos 200m livre masculino de natação e Hussein Qanboor no skiff simples masculino de remo. Todos saíram na primeira etapa.

Para Paris 2024, o país já conquistou vaga no tiro esportivo, na pistola de ar 10 masculino.

Esporte fortes


Tiro esportivo - Atualmente é o onde a Líbia conseguiu classificar um atleta para Paris até o momento e é uma vaga até então surpreendente, já que o país não costuma levar atirados aos Jogos olímpicos. Agora a expectativa é que Mohammed Bin Dallah faça um papel em Paris.

Taekwondo - Antes a grande força da Líbia, com o melhor resultado do país em jogos olímpicos. Mas desde a olimpíada do Rio de Janeiro, um atleta líbio consegue se classificar aos jogos. Como s pré-olímpicos continentais, a chance só poderá vir via convite, o que é muito improvável

Atleta

Mohammed Bin Dallah(tiro esportivo) - O atleta se classificou para a pistola de 10m masculina pelo campeonato africano. Seu melhor resultado na carreira foi o 36º no Gran Prix da ISSF, ainda esse ano e com 22 anos, é o único líbio classificado até o momento e espera fazer um um bom papel em Paris

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar