Sigla: MGL
Medalhas na história: Ouro: 2 | Prata: 11 | Bronze:17 | Total: 30
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata:1 | Bronze:3 | Total: 4
Primeira participação olímpica: Tóquio-1964
Maior medalhista olímpico: Naidan Tuvshinbayar (judô), um ouro e uma prata
Localizado na Ásia, entre a Rússia e a China, a Mongólia criou o seu comitê olímpico em 1956 e foi aceito pelo Comitê Olímpico Internacional em 1962. O país estreou em Jogos olímpicos nos Jogos Olímpicos de 1964 em Tóquio e esteve presente em todos as olimpíadas seguintes, com exceção de Los Angeles-1984, quando o país apoiou o boicote soviético aos jogos estadunidenses.
A primeira medalha olímpica de Mongólia já veio na segunda olimpíada, na Cidade do México, mas os primeiros e únicos ouros vieram 40 anos depois, em Pequim com Naidan Tuvshinbayar no judô e Enkhbatyn Badar-Uugan no boxe. A grande quantidade de medalhas conquistadas pela Mongólia ou são de prata ou de bronze.
Naidan Tuvshinbayar é o maior medalhista olímpico da Mongólia (foto: IJF) |
O recorde de atletas enviados para a Olimpíada por Mongólia é de 43, em edições diferentes: Moscou-1980, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020. Até o momento desde post, Mongólia tem 14 atletas classificados para a olimpíada de Paris.
Esportes fortes
Judô - Esporte onde a Mongólia mais trouxe medalhas, onze no total, o país tem uma enorme tradição no judô mundial e deve levar uma equipe forte para a olimpíada de Paris, que deve manter a sequência de pódios olímpicos dos mongóis, que dura desde os Jogos de Atentas em 2004
Wrestling - Segundo esporte que mais trouxe medalhas, dez no total, o wrestling mongol ainda busca sua primeira medalha de ouro olímpica - até o momento são quatro pratas e seis bronzes. O desafio pelo primeiro ouro promete ser grande, mas o país tem atletas bem cotados que podem surpreender.
Atletas
Otgonjargal vai tentar se tornar a primeira campeã olímpica da Mongólia no Wrestling (foto: United World Wrestling / Kadir Caliskan) |
Dolgorjav Otgonjargal (Wrestling) - já classificada, a wrestler mongol tem feito grande ciclo, com duas pratas nos mundiais de 2022 e 2023, mas tem tido uma pedra no sapato chamada Yui Susaki, que a derrotou duas vezes. Em Paris, Dolgorjav terá mais uma chance de bater a japonesa e conquistar o primeiro ouro da Mongólia no wrestling.
Baatarsukh Chinzorig (Boxe) - o boxeador vai para sua segunda olimpíada mais bem preparada do que na sua estreia no Rio de Janeiro em 2016. Vice mundial e campeão asiático, Chinzorig deve brigar pelo pódio em sua categoria.
Battogtokh Erkhembayar (Judô) - Melhor ranqueado entre os judocas da Mongólia, Battogtokh é o terceiro do mundo em sua categoria - 66 kg - e conquistou recentemente o título asiático. Praticamente garantido em Paris, ele brigar pelo pódio em sua categoria e ajudar a Mongólia na competição olímpica por equipes.
0 Comentários