Últimas Notícias

Parada das Nações - Namíbia




Sigla: NAM

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 5 | Bronze: 0 | Total: 5

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1

Primeira Participação olímpica – Barcelona 1992

Maior medalhista olímpico – Frankie Fredericks (Atletismo), quatro pratas




Ex-colônia da Alemanha e sob domínio da África do Sul até 1990, a Namíbia criou o seu comitê olímpico no mesmo ano de sua independência  e disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos em Barcelona 1992, já ganhando duas pratas com Frankie Fredericks nos 100 e 200 metros rasos, e não faltou a nenhuma olimpíada desde então.


Fredericks repetira a dose quatros anos depois, duas pratas nas provas de velocidade se tornando o maior medalhista olímpico do país. E depois levou 25 anos para vir outra medalha para o país, mais uma prata, desta vez com Christine Mboma nos 200m rasos. Em Paris, o país continuará a busca do seu primeiro ouro.

Tóquio-2020 e Sydney-2000 foram quando a Namíbia enviou suas maiores delegações, com 11 atletas cada. Em Paris 2024 já tem dois atletas garantidos: um no ciclismo estrada e outro nas águas abertas.


Esportes fortes


Atletismo – responsável por todas as medalhas olímpicas do país, o atletismo é o destaque absoluto do país. O velocista Frankie Fredericks ganhou quatro pratas nas duas edições olímpicas que disputou: 1992 e 1996. Além das provas de velocidade, a Namíbia também é forte em provas de maratona

Mboma durante os Jogos de Tóquio 2020. atualmente ela está impedida de disputar provas de velocidade por conta do nível de testosterona acima do permitido pela world athletics (Foto: Lucy Nicholson/REUTERS)


Atleta


Tomas Hilifa Rainhold (Atletismo) - como as principais atletas da Namíbia - Christine Mboma e Beatrice Masilingi impossibilitadas de competir nas provas de velocidade por conta dos níveis de testoterona acima do permitido pela World Athletics, Tomas é um dos nomes de maior destaque no atletismo do país. O maratonista vai ter conquistar a sua vaga olímpica e assim, brigar por um pódio em Paris.




0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar