Sigla: NEP
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total:0
Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira participação olímpica: Tóquio -1964
O Comitê Olímpico Nacional do Nepal foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1963. O país competiu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Desde então, eles perderam apenas as Olimpíadas de 1968 na cidade do México.
Os nepaleses ainda não ganharam uma medalha esportiva olímpica, mas um de seus alpinistas possui uma medalha de ouro. Lans-Naik Tejbir Bura foi um oficial do exército nepalês, montanhista e medalhista de ouro no alpinismo misto, pois foi reconhecido durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1924 por sua participação na expedição britânica de 1922 ao Monte Everest.
Tejbir Bura, não retratado, participou da expedição ao Everest de 1922, que ganhou uma medalha olímpica nos primeiros Jogos de Inverno em Chamonix em 1924 (Foto: someshverma) |
Em 1988, Bidhan Lama também conquistou bronze no taekwondo, o melhor desempenho esportivo de um nepalês nos Jogos Olímpicos, mas que não conta no quadro de medalhas por conta do Taekwondo na época ser esporte de demonstração.
O melhor desempenho esportivo dos nepaleses em prova de medalha nos Jogos Olímpicos também ocorreu no taekwondo, após a promoção do esporte no programa olímpico a partir de Sydney-2000, com os sétimos lugares em Sangina Baidya (peso mosca feminino em Atenas-2004), Deepak Bista (peso meio-médio masculino em Pequim-2008) e Nisha Rawal (peso pesado feminino na Rio-2016).
Em Seul-1988, Nepal levou sua maior delegação, com 13 atletas. Na Olimpíada de Tóquio, o Nepal recebeu cinco vagas de universalidade: Sarswati Chaudhary (Atletismo), Soniya Bhatta (judô), Kalpana Panruyar (Tiro esportivo) e Alexandre Xá e Gaurika Singh (natação).
No momento, Nepal só tem uma vaga na maratona para os Jogos olímpicos de Paris
Esportes fortes
Taekwondo - O esporte onde o Nepal mais chegou perto de um pódio olímpico em sua história, mas que hoje em dia o país não tem conseguido classificar atletas desde Nisha Rawal na olimpíada do Rio de Janeiro. E como a maioria dos convites do taekwondo foram para a equipe olímpica de refugiados, é pouco provável que algum lutador nepalês receba um convite
Atletas
Gaurika Singh (natação) - Com 21 anos, Gaurika é uma nadadora nepalesa de destaque, conquistando múltiplos recordes nacionais desde os oito anos de idade, incluindo quatro medalhas de ouro em uma temporada dos Jogos Sul-asiáticos de 2019. Em 2016, ela participou dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, representando o Nepal nos 100m costas femininos com apenas 13 anos, a mais jovem atleta da olimpíada em solo brasileiro. Em 2020, competiu nas Olimpíadas de Tóquio, estabelecendo novamente o recorde nacional.
0 Comentários