Sigla: PNG
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Montreal 1976
A Papua Nova-Guiné é o destaque da Parada das Nações desta quinta-feira (23), o país ostenta uma bandeira dividida diagonalmente com a parte de cima vermelha mostrando o pássaro-do-paraíso- e a parte de baixo preta com o Cruzeiro do Sul, simbolizando que o país está no hemisfério sul e pode ser visto no céu papuásio. Papua disputa os Jogos Olímpicos desde 1976, em Montreal, Canadá, e apenas deixou de participar no boicote de 1980, na edição russa em Moscou.
O país não tem medalhas até o momento, porém já alcançou três top-10 em sua história, dois no levantamento de peso, com Dika Toua, em Atenas 2004, e Morea Baru, no Rio de Janeiro 2016, ambas do peso-pena, e um na natação, com Ryan Pini, no 100m borboleta nas olimpíadas Pequim 2008, na China. diferente das demais provas, a prova de nado contou com outros 63 atletas, se tornando o maior destaque do país.
O recorde nacional de Papua Nova-Guiné de atletas em uma edição foi em Barcelona 1992, na Espanha, com 13 papuásios, em 1992, na capital coreana de Seul, e em Atlanta, nos EUA, foram convocados 11 esportistas. O número mais baixo ocorreu em duas edições, Sidney 2000, na Austrália, e na estreia em Montreal, com cinco.
Para Paris, a nação oceânica já tem um atleta garantido, o levantador peso-pena Morea Baru, através do ranking olímpico de qualificação da modalidade. O esporte que carrega a melhor colocação papuásia em Jogos Olímpicos já levou sete esportistas na soma das 11 aparições de Papua, enquanto o atletismo já convocou 30 pessoas, sendo 21 homens e apenas 9 mulheres. O boxe está em segundo com 14 atletas, todos masculinos.
Esportes fortes
Levantamento de Peso - O esporte é o destaque de Papua Nova-Guiné, os levantadores da nação oceânica ganharam dois top-10 em Tóquio 2020 e podem repetir a boa campanha, ou até superar.
Atletas
![]() |
RNZ Pacific/ Vinnie Wylie |
Morea Baru (Levantamento de pesos) - O atleta peso-pena do levantamento de peso foi o 10° melhor na saua categoria em Tóquio 2020, já no Mundial de 2023 da modalidade terminou em 19°. Em 2022, conquistou a prata nos Jogos da Comunidade Britânica. O auge de Morea pode ter sido na edição carioca da olimpíada, com um histórico 6° lugar, mas Baru pode surpreender em Paris. O atleta paupásio é penta-campeão da Oceania e bicampeão do Pacífico no levantamento.
0 Comentários