Últimas Notícias

Parada das Nações - Paraguai


Sigla: PAR

Medalhas na história: Ouro : 0| Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total : 0

Primeira participação olímpica: Cidade do México -1968

Maior medalhista olímpico: Seleção de futebol masculino, uma Prata


Nação sul-americana vizinha do Brasil, o Paraguai demorou a estrear em Jogos Olímpicos, competindo pela primeira vez somente na edição da Cidade do México de 1968, apenas um atleta na esgrima, Rodolfo da Ponte. Desde então, o país esteve presente em todas as olimpíadas, com a exceção da olimpíada de 1980 em Moscou.


O Paraguai só tem uma medalha em sua história, uma prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, no futebol masculino, com uma seleção formada por jovens talentos e capitaneada por grandes nomes como o zagueiro Gamarra, o volante Enciso e o atacante Cardozo.

Seleção paraguaia de futebol recebendo a prata em Atenas (foto: La nación)


A maior delegação da histórica do Paraguai em Olimpíadas foi na edição de Barcelona em 1992, com 27 paraguaios. Em Tóquio, a delegação paraguaia contou com seis representantes e o melhor resultado veio da atleta de remo Alejandra Alonso, que terminou na 21° posição.

Para Paris, os paraguaios se classificaram de maneira histórica no futebol masculino. Além disso, receberam duas vagas no remo, totalizando 20 vagas garantidas para a próxima olimpíada. O comitê olímpico do país aguarda ainda vagas no vôlei de praia feminino, rugby, natação, atletismo e judô e assim, levar a maior delegação da sua história para uma olimpíada

Esportes fortes


Futebol - O Paraguai garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com uma vitória por 2 a 0 sobre a anfitriã Venezuela, na última rodada do CONMEBOL Pré-Olímpico, conquistando o título após uma espera de 32 anos. Uma curiosidade é que Carlos Jara e Diego Barreto, mentores por trás da qualificação, participaram também da conquista da prata há 20 anos atrás.Na época, Jara atuava como meio-campista e Barreto como goleiro. Atualmente, Jara é o técnico da equipe Sub-23, enquanto Barreto atua como seu assistente.

Além de 2004 e 2024, o futebol masculino do Paraguai se classificou também para Barcelona 1992, que terminou sendo eliminado nas quartas de final.

Remo - Em eliminatória realizada no Rio de Janeiro, o Paraguai garantiu duas vagas no remo com a participação de Alejandra Alonso e Javier Insfrán, atletas com vasta experiência e medalhas penduradas no pescoço em diversas provas internacionais.

Atletas


Alejandra Alonso e Javier Insfrán classificados para Paris (Foto: Reprodução / Agencia de Información Paraguaya)
Alejandra Alonso e Javier Insfrán classificados para Paris (Foto: Reprodução / Agencia de Información Paraguaya)

Alejandra Alonso (Remo) - Responsável pela classificação paraguaia em 2024, a atleta também obteve o melhor resultado do país em Tóquio 2020. Ela também fez história ao ganhar a primeira medalha no remo panamericano para o país.

Fabrizio Zanotti (golfe) - O golfista paraguaio já participou de duas edições e tudo indica que ele chegue a sua terceira, já que é o número 58  entre os 60 classificados via ranking olímpico. Em Tóquio 2020, o atleta terminou em 35° lugar, já na Rio 2016, em 15°. 

Diego Goméz (futebol) - Jovem talento da seleção paraguai, o meiocampista com idade olímpica já figura em algumas convocações da seleção principal. jogador do Inter Miami dos Estados Unidos, pode ter sua negociação facilitada para a olimpíada pois joga em um país que não tem um calendário tão exigente quanto os dos europeus e tentar colocar o Paraguai em um pódio olímpico novamente

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar