Últimas Notícias

Parada das Nações - Polônia




Sigla: POL

Medalhas na história: Ouro: 72 | Prata: 89 | Bronze: 137 | Total: 298

Em Tóquio... Ouros: 4 | Prata: 5 | Bronze: 5 | Total: 14

Primeira Participação olímpica – Paris 1924

Maior medalhista olímpico – Robert Korzeniowski (Atletismo), quatro ouros 



A Polônia disputa os Jogos Olímpicos desde Paris 1924, conquistando em sua primeira edição uma prata e um bronze. O primeiro ouro veio na olimpíada seguinte, em Amsterdã-1928 com Halina Honopacka no lançamento de disco feminino.


Desde então, a Polônia tem estado regularmente em Jogos olímpicos, e a partir da decada de 50, já como parte do bloco comunista liderado pela União Soviética, começou a crescer no número de medalhas olímpicas. Por causa dessa influência, não disputou os Jogos de 1984, fazendo parte do boicote soviético à edição de Los Angeles.

Korzeniowski faturou quatro ouros na Marcha Atlética Olímpica/ Foto: Divulgação

O recorde de medalhas foi em Moscou 1980, com 32 medalhas,edição que a Polônia enviou su amaior delegação d ahistória - 306 atletas. já a melhor colocação foi em Montreal 1976, na 6ª colocação com sete ouros. O país também conquistou sete ouros nas edições de Tóquio-64, Munique-72 e Atlanta-96

Em Tóquio 2020 esteve presente com 210 atletas e o país conquistou quatro ouros, cinco prata e cinco bronzes. Para a Olimpíada de Paris, a Polônia tem até o momento 161 vagas em 19 modalidades.



Esportes fortes


Atletismo – Responsável por 29 ouros poloneses nos Jogos, é a principal modalidade do país. Atualmente, o Revezamento 4x400m mistos, campeão em Tóquio, é um candidato ao ouro, Assim como o marchador Dawid Tomala e a lançadora de martelo Anita Włodarczyk

A Polônia vai em busca do tão sonhado ouro para esta talentosa geração de jogadores (foto: FIVB)


Vôlei – esporte tradicional no país, Detentor de um ouro e dois bronzes olímpicos, o vôlei polonês no masculino tenta buscar o segundo ouro após 48 anos, enquanto o feminino, que tem dois bronzes tentará o primeiro ouro.

Tênis - Não é um dos esporte mais tradicionais da Polônia, mas com a ascensão da número 1 do mundo, Iga Swiatek, a Polônia busca a primeira medalha olímpica no esporte. No lado masculino, Hubert Hurkacz está no top 10 e também poderá trazer uma medalha para o país.




Atletas


Swiatek durante o Australian Open/Foto: REUTERS

Iga Swiatek (Tênis) - Número 1 do ranking mundial e detentora de quatro títulos de grand slam, Swiatek é a principal tenista da atualidade e se for para olimpíada, deverá ser um dos principais nomes da Polônia para buscar um ouro inédito em Paris

Bartosz Kurek (Vôlei) – Craque da seleção polonesa, Kurek deve ir para sua quarta olimpíada em busca da única coisa que falta para a esta vitoriosa seleção polonesa após um bi mundial e uma liga das nações - uma medalha olímpica, nesta que pode ser a última chance do oposto. Destaque também para Leon, cubano naturalizado que é considerado um dos melhores jogadores do mundo.

Aleksandra Miroslaw (Escalada Esportiva) - Bicampeã mundial na velocidade e detentora de três bronzes, é uma das candidatas ao ouro olímpico na segunda aparição da modalidade nos Jogos nesta categoria da escalada esportiva

Pawel Fajdek (Atletismo) - bronze em Tóquio 2020 e pentacampeão mundial, Fajdek terá uma última chance um inédito ouro olímpico no lançamento do martelo na França. menção para Wojciech Nowicki, que tem figurado no pódio da prova em mundiais e pode surpreender

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar