Foto: Divulgação |
O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) está se preparando para abrir dois escritórios temporários em Paris para os Jogos Olímpicos. Haverá um escritório para a Divisão Ad Hoc do CAS, que lidará com todas as disputas legais que surgirem durante os Jogos de Verão. O segundo escritório temporário é para a Divisão Antidoping do CAS, que decidirá sobre possíveis casos de doping.
O Tribunal Ad Hoc está em operação em todos os Jogos Olímpicos desde 1996. As disputas são tratadas lá gratuitamente. O respectivo cronograma de competições é levado em consideração. Em casos urgentes, no entanto, as decisões são tomadas em até 24 horas.
O Escritório para Casos de Antidoping existe nos Jogos Olímpicos desde o Rio de Janeiro 2016. Esta divisão do CAS lida com possíveis violações de doping apresentadas pela Agência Internacional de Testes (ITA) de acordo com as regras antidoping do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Ambos os escritórios estarão localizados dentro do tribunal de Paris no 17º arrondissement de Paris. Eles estarão operacionais a partir de 16 de julho e encerrarão suas atividades em 11 de agosto, um dia após a cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris.
Nos últimos Jogos Olímpicos, os Jogos de Inverno de Pequim 2022, o Tribunal Arbitral do Esporte teve que lidar, entre outras coisas, com o caso de doping da patinadora artística russa Kamila Valieva.
O CAS existe desde 1984 e está sediado em Lausanne. É a mais alta autoridade jurídica no esporte mundial.
0 Comentários