Últimas Notícias

Mariana D’Andrea é ouro e bate recorde das Américas na etapa da Geórgia da Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico

Mariana D’Andrea é ouro e bate recorde das Américas na etapa da Geórgia da Copa do Mundo de Halterofilismo Paralímpico
Foto: Divulgação/CPB




A campeã paralímpica Mariana D’Andrea ergueu 145kg e se sagrou campeã da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de halterofilismo na categoria até 73kg nesta segunda-feira, 14. O resultado ainda garantiu à atleta um novo recorde das Américas. 

A competição foi aberta na última quinta-feira, 20, e conta com a participação de 13 brasileiros. Esta é a última disputa internacional da equipe antes dos Jogos Paralímpícos de Paris 2024, com abertura em 28 de agosto, e define as últimas vagas da do halterofilismo no megaevento. 

A melhor marca das Américas na categoria até 73kg já era de Mariana. Antes dos 145kg desta segunda-feira, o recorde continental era de 141kg, suportados pela própria atleta nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro de 2023, no Chile. 

O pódio foi completado pela chinesa Liye Liao, que ficou com a prata ao erguer 137kg na primeira de suas três tentativas, e a turca Sibel Cam, que foi bronze com 134kg. 

“Estou muito feliz com este resultado, porque estamos perto dos Jogos de Paris. Faltam apenas 65 dias e o título me dá mais confiança para a principal competição do ano”, disse a atleta, 26, natural de Itu (SP). 

Mariana disputou e venceu a competição na Geórgia na mesma categoria na qual foi campeã paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020. À oportunidade, fez um levantamento de 137kg. 

A atleta também competiu na categoria até 79kg durante o ciclo dos Jogos de Paris 2024, tornando-se campeã e recordista mundial nessa faixa de peso, em agosto de 2023, em Dubai. À ocasião, levantou 151kg. 

Com o resultado obtido na Geórgia, Mariana melhora sua marca no ranking de acesso aos Jogos de Paris na categoria até 73kg, na qual iniciou a competição na segunda colocação com 141kg. A liderança é da nigeriana Kafila Almaruf, com 151kg. Já na categoria até 79kg, a brasileira lidera com a mesma marca de Kafila. 

Este foi o segundo pódio do Brasil na Geórgia. Na quinta-feira, 20, a mineira Lara Lima foi medalhista de bronze na categoria até 41kg e ainda conquistou o recorde das Américas, ao erguer 107kg. 

Também nesta segunda-feira, a mineira Caroline Fernandes competiu na categoria até 79kg e conseguiu melhorar sua marca no ranking de acesso aos Jogos. A halterofilista levantou 127kg, 10 a mais do que os 117kg que ela já havia conquistado, e encerrou a competição na quinta colocação. 

Nesta terça-feira, dois brasileiros estarão em ação. A carioca Tayana Medeiros compete na categoria até 86kg, enquanto o mineiro Mateus Assis disputa entre os halterofilistas de até 107kg.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar