Últimas Notícias

Parada das Nações - Samoa Americana

 

Sigla: ASA

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Seul 1988


A Samoa Americana faz sua participação na Parada das Nações desta quinta-feira (12), o pequeno território ultramarino dos Estados Unidos da América tem apenas 197.1 km² e é composto por um arquipélago de sete ilhas, sendo cinco formações vulcânicas e dois atóis de coral. A bandeira da nação contém dois triângulos invertidos, branco por dentro e vermelho por fora, uma águia e recheio externo azul. Não confundir com a Samoa Ocidental, que desfilou ontem:

PARADA DAS NAÇÕES: SAMOA

A primeira participação de Samoa Americana em jogos foi em Seul 1988, na Coreia do Sul, o pequeno arquipélago levou seis atletas em sua estreia, mesmo número de Tóquio 2020, desde então o país não perdeu edições. Nos Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, sete samoanos foram convocados, o maior número até o momento. Em Barcelona 1992 e Atenas 2004, três atletas competiram pelo país.

A melhor campanha samoana foi em 1992, na Espanha, com o boxeador peso médio Maselino Masoe, que fechou a campanha no quinto lugar. Em Tóquio 2020, no Japão, a campanha do levantador de peso Tanumafili Jungblut se destaca com o 13° lugar na categoria peso-pesada. O país também teve boa campanha vela, com o 18° lugar de Tyler Justus Paige e Adrian Hoesch na Nacra 17.

Nathan na Abertura dos Jogos de Inverno de Pequim. Jae C. Hong/AP Images

Em direção a Paris 2024, o país ainda não tem classificados, mas poderá ter duas vagas confirmadas nos próximos dias, o atletismo pode receber Nathan Crumpton, que competiu em Tóquio 2020, e foi 20° na preliminar dos 100m no último Mundial de Atletismo. O atleta já disputou Jogos de Inverno no skeleton, fechando a campanha no 19° lugar. O levantamento de peso também pode receber Tanumafili Jungblut, que disputaria sua terceira olimpíada.

Esportes Fortes

Levantamento de pesos: Um clássico na Oceania, o levantamento é a maior força do pequeno arquipélago, Tanumafili pode elevar a posição de Samoa Americana em Paris, mas precisa se classificar.


Atletas

Tanumafili Jungblut (Levantamento de pesos): O levantador peso-pesado ainda não está confirmado em Paris 2024, mas tem uma ótima marca conquistada em Tóquio 2020, o 13° lugar na categoria, a seu favor para conseguir um convite para estar na França. 

Natham Crumpton(Atletismo): O multiatleta dos 100m do atletismo e praticante de Skeleton é um nome praticamente certo em Paris, via universalidade. Os resultados não são animadores, mas o atleta, que também é queniano e estadunidense, vai ter a honra de representar a Samoa Americana nos Jogos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar