Últimas Notícias

Parada das Nações - Somália

Arte com Somália escrito em branco no fundo azul na esquerda e o desfile na Parada em Tóquio-2020 na direita



Sigla: SOM
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Tóquio... Ouro: 0| Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica: Munique - 1972

Localizada no leste da África, formando um chifre com seu desenho no mapa, a Somália é um dos países mais pobres do mundo e ainda sofre com a corrupção, sendo considerado pelas agências internacionais, mais especificamente pelo Índice de Percepção de Corrupção, como o país mais corrupto do planeta entre 176 países.

PARADA DAS NAÇÕES - ESLOVÊNIA

Sua estreia em Jogos Olímpicos ocorreu em Munique-1972 com três atletas, todos no atletismo, mas nos Jogos seguintes, se juntaram ao boicote de países africanos contra a decisão do COI (Comitê Olímpico Internacional) de permitir a participação da Nova Zelândia, após o país furar o boicote esportivo a África do Sul com a visita do time de rugby ao local durante o Apartheid.

Com o boicote a Moscou-1980, os somalis voltaram aos Jogos em Los Angeles-1984, com o recorde até hoje de atletas, sete, todos no atletismo. O melhor resultado somali em Jogos Olímpicos veio 12 anos depois, em Atlanta, quando Abdi Bile foi o sexto colocado na final dos 1500 metros.

Devido as guerras civis no país e as milicias armadas que atuam aterrorizando inclusive atletas como foi com Samia Yusuf Omar em Pequim-2008, muitos atletas acabaram saindo de lá para competir com a bandeira de outros países, entre eles, Mo Farah. O atleta que brilhou pela Grã-Bretanha se mudou quando criança, depois de seu pai ser morto na Guerra Civil e nos Jogos de Londres-2012 e Rio-2016, foi ouro nos 5000m e 10000m. 

Depois de enviar dois atletas em cada uma das últimas três edições olímpicas, a Somália está por enquanto sem representantes classificados para os Jogos Olímpicos. 

Esportes fortes

Com a 810, Abdi Bile em Roma-1987 (Foto: Reuters)


Atletismo: O esporte é o responsável pelos somalis conseguirem marcar presença nos Jogos Olímpicos, com as delegações sendo formadas 100% por quem está no atletismo. A modalidade também é responsável pelo único título mundial do país, em 1987 no Campeonato Mundial de Roma, no qual Abdi Bile foi campeão dos 1500m.

Atletas

Abdullahi com a medalha de prata dos Jogos Africanos (Foto: Divulgação)


Abdullahi Jama Mahamed (atletismo): Abdullahi é a principal esperança para a Somália conquistar uma vaga nos Jogos de Paris-2024. O atleta foi medalha de prata nos 5000m nos Jogos Africanos, realizados em março de 2024, dando ao país, a primeira medalha de prata no evento em 35 anos, o que lhe rendeu uma honraria por parte do Presidente da Somália.

 

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar