Últimas Notícias

Parada das Nações - Sri Lanka




Sigla: SRI

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 2 | Bronze: 0 | Total: 2

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Londres 1948

Maior medalhista olímpico – Susanthika Jayasinghe e Duncan White (Atletismo), uma prata cada



Ilha localizada ao sul da Índia, o Sri Lanka disputou a sua primeira Olímpiada na edição de Londres 1948, quando ainda se chamava Ceilão. Nesta edição, o país também ganhou a sua primeira medalha com Duncan White nos 400m metros com barreiras. 


O país competiu como Ceilão até 1972, quando passou a usar o nome atual Sri Lanka e desde então,  participou de edições dos Jogos Olímpicos, exceto Montreal 1976, quando apoiou o boicote africano aos Jogos daquele ano.

Susanthika Jayasinghe foi a última medalhista olímpica de Sri Lanka (foto: comitê olímpico de Sri Lanka)



O país esperou 52 anos para alcançar a segunda medalha, com Susanthika Jayasinghe  nos 200m rasos em Sydney-2000. Foi nesta edição que Sri Lanka levou a maior delegação de sua história, com 18 atletas. 

Em Tóquio 2020 enviou 9 atletas em sete modalidades - atletismo, badminton, hipismo, ginástica,judô, natação, tiro esportivo. Até o momento, Sri Lanka classificou apenas 3 atletas para Paris, um no badminton e dois na natação.


Esportes fortes


Atletismo – responsável pelas duas medalhas olímpicas do país, o Sri Lanka sempre esteve presente nos Jogos nessa modalidade. Em 2020, Yupun  Abeykoon disputou as quartas dos 100m em Tóquio 2020, mas não avançou. Em Paris, o país deve classificar via ranking ou por convite de universalidade


Atletas



Viren Nettasinghe (Badminton) - Atual número 76 do mundo, Nettasinghe, de 21 anos,  conquistou dois bronzes na atual temporada: um no Aberto da Suécia e outro no Aberto do Irã e classificou-se via ranking mundial para os Jogos

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar