Últimas Notícias

Parada das Nações - Tadjiquistão



Sigla: TJK

Medalhas na História: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 2 | Total: 3 medalhas

Em Tóquio: Nenhuma medalha

Primeira participação Olímpica: Atlanta - 1996

Maior medalhista olímpico: Yusup Abdusalomov (wrestling), uma medalha de prata


Localizado na região da Asia Central, Tadjiquistão participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos de Verão em Atlanta 1996. Desde então, o pais mandou atletas em todas as edições dos Jogos Olímpicos. A nação também compete nas Olimpíadas de Inverno desde 2002. 

Anteriormente, os atletas tajiques competiram como parte da União Soviética nos Jogos Olímpicos até 1988, e após a dissolução da União Soviética, o Tadjiquistão fez parte da Equipe Unificada, formada por atletas e equipes desportivas que compunham a Comunidade dos Estados Independentes, grupo que reuniu as antigas repúblicas da União Soviética nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona. 

O Tadjiquistão conquistou sua primeira medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, quando Rasul Boqiev conquistou a medalha de bronze no judô. Na mesma edição, Yusup Abdusalomov  conquistou a medalha de prata na modalidade de wrestling. Em 2012 nos Jogos de Londres, onde o país levou sua maior delegação com 16 atletas, Mavzuna Chorieva conquistou a medalha de bronze no Boxe. No total, o pais três medalhas olímpicas.

Para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Tadjiquistão classificou até o momento 11 atletas para a disputa das modalidades de Boxe, Judô, Taekwondo e Wrestling.


Esportes Fortes

Boxe: O Boxe é um dos esportes marcantes na história dos Jogos Olímpicos para os tajiques, com a conquista da medalha de bronze em Londres 2012. Para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, o Tadjiquistão inscreveu tres atletas para a disputa da competição Bakhodur Usmonov (Leve Masculino), Davlat Boltaev (Peso Pesado Masculino) e Mijgona Samadova (Peso Pena Feminino). 

Judô: O judo é esporte que marca a primeira conquista de medalha olímpica na história do Tadjiquistão em Pequim 2008. Para Paris 2024, O Tajiquistão qualificou seis judocas para as seguintes categorias de peso nos Jogos. Muhammadsoleh Quvatov (peso extra-leve masculino, 60 kg), Nurali Emomali (meio-leve masculino, 66 kg), Behruzi Khojazoda (peso leve masculino, 73 kg), Somon Makhmadbekov (meio-médio masculino, 81 kg), Komronshokh Ustopiriyon (masculino). peso médio, 90 kg) e Temur Rakhimov (peso pesado masculino, +100 kg) 

Taekwondo: O Tajiquistão qualificou uma atleta para competir nos jogos. Munira Abdusalomova qualificou-se para os jogos, após vencer as rodadas semifinais em sua classe, no Torneio de Qualificação Asiático de 2024 em Tai'an , China, marcando o retorno das nações a esse esporte desde a última participação em 2012.

Wrestling Estilo Livre: A luta também é outro esporte que marca a conquista de uma medalha olímpica na história do Tadjiquistão em Pequim 2008. Após a isso, o pais não disputava um torneio nessa classe olímpica desde 2012. E agora para os Jogos de Paris 2024, o Tadjiquistão qualificou o atleta Viktor Rassadin para a disputa da competição.


Atletas  

Foto: Divulgação IJF - Somon Makhmadbekov 

Somon Makhmadbekov (Judô): Makhmadbekov após competir em Tóquio 2020, chega em Paris 2024 para a segunda participação em Jogos Olímpicos. Makhmadbekov é um dos medalhistas de bronze do Grand Slam de Judô de Osaka de 2019 na categoria de peso de ‍–‍73 kg. Também conquistou a medalha de Bronze no Mundial em em 2024 e, a medalha de ouro no Torneio Asiático de 2023.

Foto: Divulgação IJF - Ustopiriyon

Komronshokh Ustopiriyon (Judo): Ustopiriyon após competir no Rio 2016 e em Toquio 2020, chega em Paris 2024 para sua terceira participação em Jogos Olímpicos na categoria até 90 kg masculino. Ustopiriyon já conquistou o campeonato asiático duas vezes em 2016 e 2017. 



Foto: Olympic Games

Bakhodur Usmonov (Boxe): Usmonov após competir em Toquio 2020, chega em Paris 2024 para sua segunda participação em Olimpíadas na categoria peso Leve masculino. Usmonov conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial de 2023. 






0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar