Últimas Notícias

Rússia decide recusar convite para judocas competirem sob bandeira neutra

 

Russo Valeriy Endovitskiy no Grand Slam de Baku. Foto: IJF.

Em meio a pressões do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Federação Russa de Judô decide retirar seus atletas elegíveis dos Jogos Olímpicos de Paris. A confirmação acontece após o comitê convidar apenas quatro russos para competir com bandeira neutra, mesmo que o país tenha doze atletas que atendem às condições do ranking.

Os quatro atletas envolvidos são Dali Liluashvili (-63kg), Elis Startseva (+78kg), Makhmadbek Makhmadbekov (-73kg) e Valeriy Endovitskiy (+100kg). Eles foram convocados pelo COI na sexta-feira (29) e pertencem a uma extensa lista de atletas russos e bielorrussos que atendem aos requisitos para competir em Paris-2024: estão classificados pelo ranking e não apoiaram publicamente seus países ou exércitos na guerra contra a Ucrânia.

A Federação Russa ainda alimentava esperanças que o COI superasse questões políticas e aceitasse a inscrição dos competidores melhor ranqueados. Porém, com o convite restrito a apenas quatro atletas, a federação local rejeitou a participação por unanimidade, entendendo que a decisão do comitê é antidesportiva e desmoraliza os competidores russos.

Quem pode ser maior beneficiado desta decisão é o francês tricampeão olímpico Teddy Riner. Competindo em casa, o judoca da categoria +100kg poderia encarar o russo Valeriy Endovitskiy de 24 anos, que subiu ao pódio nas etapas de Baku e Antalya do grand slam em 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar