Com o fim da fase classificatória da Liga das Nações Masculina de Vôlei (VNL) no último domingo (23), tivemos o fechamento do ranking mundial e a confirmação da Sérvia como a última equipe classificada para os Jogos de Paris-2024 pelo ranqueamento e, consequentemente, a configuração final dos potes para o sorteio dos grupos olímpicos do vôlei masculino.
A competição em Paris terá 12 equipes divididas em três grupos, cada um com quatro participantes. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo além das duas melhores equipes que ficarem na terceira posição, compondo assim as quartas de finais, em jogo eliminatório até as disputas por medalhas. O time de melhor campanha enfrentará a oitava melhor campanha, o segundo joga contra o sétimo e assim sucessivamente.
Diferentemente do sorteio feminino, o Brasil não é cabeça de chave, aparecendo somente no Pote 2, ao lado de Argentina e Canadá, únicas equipes que os brasileiros não tem a possibilidade de enfrentar na primeira fase, ainda assim, dada a configuração final dos potes, os sorteio pode ser generoso com a nossa seleção.
Por ser a anfitriã dos Jogos 2024, a França está garantida na posição 1 do grupo A, enquanto a Polônia estará na posição 1 do grupo B, por ser líder do ranking mundial e o Japão aparece como surpresa na vice-liderança do ranking, ficando na posição 1 do grupo C. Na sequência, o sorteio indicará uma equipe de cada pote para compor os grupos, no tradicional formato serpentina, iniciando com os países do pote 3, pote 2 e fechando com os países do pote 1.
Após os cabeças de chave, as equipes melhores colocadas do ranking até o fechamento da fase de classificação da VNL 2024 formam o pote 1, composto por Eslovênia, Itália e Estados Unidos. No pote 2 enfim aparece a equipe brasileira, que ocupa neste momento a 6ª colocação no ranking, e está ao lado de argentinos e canadenses. No Pote 3, temos as equipes classificadas com o pior desempenho no ranking: Sérvia, Alemanha e Egito, que ficou com a vaga do continente africano.
A expectativa amanhã é para que o sorteio seja generoso com a equipe brasileira, no entanto, a tendência é que nossa seleção esteja em um grupo forte e tenha que enfrentar algum ou alguns dos favoritos já na primeira fase. Em um exercício de “futurologia” o Brasil pode estar no mesmo grupo que Polônia, Estados Unidos e Sérvia ou mesmo no grupo de França, Itália e Alemanha.
O melhor dos cenários para o Brasil seria ter o Egito no grupo. A equipe africana é a 19ª○ colocada no ranking mundial e, caso seja necessário, temos uma possibilidade de buscar uma boa vitória e a classificação como melhor terceiro colocado, mesmo que não vença a equipe cabeça de chave e do Pote 1 que estará em seu grupo.
O sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 será realizado Lodz, na Polônia, e está marcado para amanhã, quarta-feira (26) às 13h. O sorteio terá transmissão dos canais Sportv e da FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
O vôlei masculino em Paris será disputados entre os dias 27 de julho a 10 de agosto.
1 Comentários
Time precisa melhorar. Confio no Bernardinho para ajeitar as coisas
ResponderExcluir