Últimas Notícias

Sorteio olímpico pode colocar Brasil em caminho complicado; Veja possíveis confrontos

Com a 6ª colocação no ranking mundial, Brasil estará no Pote 2 do sorteio olímpico. - Foto: Volleyballworld

 

Com o fim da fase classificatória da Liga das Nações Masculina de Vôlei (VNL) no último domingo (23), tivemos o fechamento do ranking mundial e a confirmação da Sérvia como a última equipe classificada para os Jogos de Paris-2024 pelo ranqueamento e, consequentemente, a configuração final dos potes para o sorteio dos grupos olímpicos do vôlei masculino.


A competição em Paris terá 12 equipes divididas em três grupos, cada um com quatro participantes. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo além das duas melhores equipes que ficarem na terceira posição, compondo assim as quartas de finais, em jogo eliminatório até as disputas por medalhas. O time de melhor campanha enfrentará a oitava melhor campanha, o segundo joga contra o sétimo e assim sucessivamente.

 

Diferentemente do sorteio feminino, o Brasil não é cabeça de chave, aparecendo somente no Pote 2, ao lado de Argentina e Canadá, únicas equipes que os brasileiros não tem a possibilidade de enfrentar na primeira fase, ainda assim, dada a configuração final dos potes, os sorteio pode ser generoso com a nossa seleção.

 

Por ser a anfitriã dos Jogos 2024, a França está garantida na posição 1 do grupo A, enquanto a Polônia estará na posição 1 do grupo B, por ser líder do ranking mundial e o Japão aparece como surpresa na vice-liderança do ranking, ficando na posição 1 do grupo C. Na sequência, o sorteio indicará uma equipe de cada pote para compor os grupos, no tradicional formato serpentina, iniciando com os países do pote 3, pote 2 e fechando com os países do pote 1.

 

Após os cabeças de chave, as equipes melhores colocadas do ranking até o fechamento da fase de classificação da VNL 2024 formam o pote 1, composto por Eslovênia, Itália e Estados Unidos. No pote 2 enfim aparece a equipe brasileira, que ocupa neste momento a 6ª colocação no ranking, e está ao lado de argentinos e canadenses. No Pote 3, temos as equipes classificadas com o pior desempenho no ranking: Sérvia, Alemanha e Egito, que ficou com a vaga do continente africano.

 

A expectativa amanhã é para que o sorteio seja generoso com a equipe brasileira, no entanto, a tendência é que nossa seleção esteja em um grupo forte e tenha que enfrentar algum ou alguns dos favoritos já na primeira fase. Em um exercício de “futurologia” o Brasil pode estar no mesmo grupo que Polônia, Estados Unidos e Sérvia ou mesmo no grupo de França, Itália e Alemanha.

 

O melhor dos cenários para o Brasil seria ter o Egito no grupo. A equipe africana é a 19ª○ colocada no ranking mundial e, caso seja necessário, temos uma possibilidade de buscar uma boa vitória e a classificação como melhor terceiro colocado, mesmo que não vença a equipe cabeça de chave e do Pote 1 que estará em seu grupo.

 

O sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 será realizado Lodz, na Polônia, e está marcado para amanhã, quarta-feira (26) às 13h. O sorteio terá transmissão dos canais Sportv e da FIVB (Federação Internacional de Voleibol). 


O vôlei masculino em Paris será disputados entre os dias 27 de julho a 10 de agosto.


1 Comentários

  1. Rodrigo Cardoso25/6/24 12:46 PM

    Time precisa melhorar. Confio no Bernardinho para ajeitar as coisas

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar