Divulgação: IBA/arquivo
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou na manhã desta terça-feira (23) que a Associação Internacional de Boxe (IBA) está definitivamente banida de seu quadro de Federações Internacionais reconhecidas. A decisão confirma o posicionamento definido na Sessão do COI em 22 de junho de 2023.
Na ocasião, a IBA havia sido banida sob a alegação de anos de desobediência a conselhos e instruções do COI, além da desconfiação sobre a governança do boxe internacional, a dependência de dinheiro da empresa estatal russa de energia Gazprom e a integridade e transparência das lutas.
Os pedidos de revisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS) foram todos em sentido de confirmar a decisão do Comitê Olímpico Internacional e aceitar a exclusão da Associação Internacional de Boxe, deixando a IBA ausente inclusive das Olimpíadas, ficando o COI como responsável por supervisionar as eliminatórias e os torneios de medalhas em Paris-2024, assim como fez nos Jogos de Tóquio.
Hoje então, o COI anunciou a remoção definitiva da Associação Internacional de Boxe (IBA) da lista de Federações Internacionais reconhecidas pelo órgão (De acordo com o item 45.1.3.1 de seu estatuto), confirmando a após a decisão da Sessão do COI em 22 de junho de 2023.
0 Comentários