Seleção de Porto Rico carimba vaga em Paris-2024. Foto: FIBA. |
A seleção de basquete de Porto Rico venceu a Lituânia no Pré-Olímpico de San Juan e carimbou a vaga para Paris-2024. Mais de 13.500 torcedores porto-riquenhos apoiaram e conduziram o time para a vitória por 79 a 68. O triunfo garante o time caribenho de volta às Olimpíadas após 20 anos e consagrou o armador Jose Alvarado como MVP da competição.
A velocidade e força de Porto Rico garantiu uma boa vantagem nos inícios dos períodos (11-3 no primeiro e 11-0 no segundo). A Lituânia também tinha um volume de jogo intenso, mas a vantagem de 14 pontos criada no terceiro quarto foi suficiente para o time latino só administrar até o fim.
A seleção comandada por Nelson Colon se destacou nos chutes de três pontos (12/25), enquanto a Lituânia marcou apenas seis. O alto nível no desempenho de Porto Rico também é refletido nas vitórias na fase de grupos, contra Bahrein e Itália, e na semifinal contra o México. O apoio da torcida foi um dos diferenciais da seleção na confirmação da classificação.
Jose Alvarado foi o cestinha da partida com 23 pontos e fez uma dupla entrosada com Tremont Waters, que fez 18 pontos. Alvarado, de 26 anos, era efetivo nos roubos de bola e conduzia o time com velocidade no ataque. Escolhido como MVP do torneio, o armador teve média de 16 pontos por jogo, 3,8 em rebotes, 3 em assistências e 50% de aproveitamento nos arremessos de dois e três pontos (12/24).
"A única coisa sobre esse grupo é que não temos medo de ninguém. Sabemos que podemos vencer qualquer um. Sabemos que eles provavelmente são mais talentosos, maiores, mais fortes, mas não estamos preocupados com nada disso”, disse Alvarado após a vitória e a qualificação olímpica.
O sonho olímpico se concretizou e Porto Rico pode aprontar como fez em Atenas-2004. Na ocasião, o time venceu três jogos na fase preliminar – entre eles o duelo contra os Estados Unidos, que viria a conquistar o bronze. O time foi eliminado nas quartas de final contra a Itália. Em Paris-2024, Porto Rico está no grupo C, que conta também com Estados Unidos, Sérvia e Sudão do Sul.
0 Comentários