Últimas Notícias

Com emoção, luzes e muita música, Paris abre oficialmente os Jogos Olímpicos de 2024

Foto: Mohid Rashan/AFP

 

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 foram abertos com um show de emoção e luzes passando pelo Rio Sena, Trocadero, Torre Eiffel e finalizado nos Jardins do Louvre com um balão carregando a chama olímpica.

O início foi um pouco arrastado, mas após o desfile das nações, a cerimônia foi encantadora passando por vários aspectos da cultura francesa como moda, cultura, esporte e a Revolução Francesa.

A cerimônia começou com Jammel Debouze, ator que fez o Asterix no filme de 2023, chegando ao Stade de France com a tocha e não encontrando o público. Lá ele encontrou Zidane e o craque francês usou o metrô de Paris para levar ao lugar certo. Porém, o trem para no meio do túnel e ele tem que dar a tocha para três criança que estavam com uma pessoa mascarada (referência a obra "Fantasma da Ópera" e Assassin's Crred Unity, que se passa durante a Revolução Francesa). 

Estas três crianças foram com uma pequena embarcação para o Rio Sena, passando pelas catacumbas e ao chegarem no Trocadero foram recebidas por fumaça que formava a bandeira da França. 

Foto: Angelika Warmuth/Reuters


Depois disso, começou a Parada das Nações, com a Grécia iniciando e o primeiro ato seguindo até uma parte dos países com B. Assim que eles passaram no primeiro ato, começou um número musical com Lady Gaga fazendo um cover de "Mon truc en plume" de Zizi Jeanmaire. A apresentação porém não foi ao vivo, passando uma gravação.

Depois dela veio o segundo ato da parada com o Brasil passando e tendo um barco só dele. Enquanto isso, a pessoa mascarada, referência também ao jogo Assassin's Creed, rouba a tocha das crianças e sai por Paris, atravessando o Rio Sena de tirolesa.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Ao fim do segundo ato, um número de Can-Can com 80 bailarinos do musical ''Moulin Rouge" dançando. A cerimônia se seguiu com o ato "Sincronia", passando pela reconstrução de Notre Dame enquanto a medalha de ouro era feita com um pedaço da Torre Eiffel no centro.

O mascarado com a tocha entra em na Ópera de Paris enquanto rola um número da peça "Os Miseráveis". Lá eles cantam uma canção revolucionária e começa o ato "Liberdade'' e uma atriz performando Maria Antonieta guilhotinada entoando a mesma música e depois começa uma versão rock dela tocada pelo grupo Guijara.

Depois disso Aya Nakamura entrou no quarto ato da abertura "Fraternidade" cantando. Enquanto ela cantava celebrando a língua francesa, o mascarado chegava ao Louvre e descobria que a Monalisa foi roubada. 

O desfile das delegações se seguiu enquanto o último homem da tocha estava em busca da Monalisa. Enquanto ele fazia isso, ele passou pela primeira filmagem do cinema e descobriu que o quadro estava com os Minions. Eles devolvem o quadro e ele boia no Rio Sena.

Depois disso, a cantora Axelle Saint-Cirel cantou a Marselhesa no teto do Grand Palais e dez mulheres francesas foram homenageadas em estátuas de ouro ao longo do Rio Sena como Simone de Beauvoir, Louise Michel e Alice Miliat.

Começou então o ato "Esportividade" com alguns esportes rolando em estruturas flutuantes na margem, todos eles de rua, como o BMX e o breaking. Depois, na Pont Du Carrousel, rolou um desfile com jovens estilistas e modelos para representar a importância da moda na França.

Após os Estados Unidos desfilarem, o mascarado da tocha apareceu e desfilou na ponte por último. Enquanto isso, os surfistas apareceram no Taiti curtindo a cerimônia e depois a França desfilou por último com as luzes parisienses os iluminando. 

Enquanto o barco passa, a Ponte do Carrossel fica iluminada com o as cores da bandeira francesa
Foto: P.Lahalle/L'Equipe)

Ele foi seguido de um ato exaltando a União Europeia com um número composto por diversas músicas de Europop. O show prosseguiu com Phillipe Katerine performando caracterizado como Dionísio (divindade do vinho, das festas, da alegria e do teatro) dando início ao ato ''Obscuirdade" e com a mensagem contra a violência entre os sereis humanos. O ato foi finalizado com Juliette Armanet e Sofiane Pamart performando "Imagine" de John Lennnon.

Foi então que começou o ato "Solidariedade" com uma amazona de ferro cavalgando no Rio Sena levando a bandeira olímpica em suas costas. Até ela chegar no Trocadero, passaram imagens de edições passados dos Jogos. 

Foto:Adnan Abidi/Reuters

A bandeira chegou e foi hasteada com a execução do Hino Olímpico, marcando o início do ato "Solenidade", com discursos do Presidente de Paris 2024, Tony Estanguet e o Presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, finalizado com Emanuel Macron, Presidente da França declarando os Jogos abertos.

Após os juramentos de árbitro, atleta e treinadores, Zidane reapareceu e recebeu a tocha do mascarado. Ele andou um pouco e a passou para Rafael Nadal, que entrou em um barco e dividiu a chama com Serena Williams, Carl Lewis, Serena Williams e Nadia Comaneci,

Enquanto eles não chegavam ao destino, uma apresentação em linguagem de sinais era realizada aos pés da Torre Eiffel. Eles foram chegaram e passaram para Amelie Mauresmo, prata no tênis em Atenas 2004 e atual Presidente de Roland Garros. 

Ela chegou aos Jardins do Louvre e passou a chama para Tony Parker, jogador de basquete, que por sua vez entregou a tocha para três atletas paralímpicos: Alexis Hanquinquant, Nantenin Keïta - porta-bandeira da França na Paralimpíada - e Marie-Amélie Le Fur, . O trio passou para Michaël Guigou, tricampeão olímpico do handebol masculino. Assim eles foram passando entre atletas históricos franceses até chegar em 24.

A pira foi acendida por Teddy Rinner e Marie José Perec, que juntos iluminaram a estrutura semelhante a um balão. Os dois estavam emocionados e foram aplaudidos pelos outros atletas que carregaram a tocha durante a cerimônia. 

Foto: Marko Djurica/Reuters

Quem fechou a festa foi a canadense Celine Dion que cantou na Torre Eiffel a canção de Edith Piaf, "Hymne l'amour'' (Hino ao amor).

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar