Nesta quarta-feira a Seleção Brasileira enfrentou a Espanha pela 3ª rodada do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A partida disputada no Stade de Bordeaux teve um amplo domínio da seleção espanhola, atuais campeãs mundiais, que venceram o jogo por 2 a 0, podendo ficar marcada pela expulsão de Marta, e ser sua despedida das olímpiadas.
Com a Espanha já classificada, a técnica Montse Tomé poupou algumas titulares dos onze iniciais, como Aitana Bonmatí e Salma Paralluelo e Alexia Putellas. Ainda assim, a seleção foi em busca dos 100% de aproveitamento no Grupo C dos Jogos Olímpicos.
O técnico Arthur Elias iniciou o jogo com: Lorena (Grêmio) no gol, Antônia (Real Madrid - ESP), Tarciane (Houston - EUA), Lauren (Kansas - EUA) e Tamires (Corinthians); Yaya (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians), Ludmila e Marta (Orlando Pride - EUA); Kerolin (Courage -EUA) e Adriana (Orlando Pride - EUA).
O JOGO:
O Brasil começou bem no jogo, adotando uma estratégia de lançamentos em profundidade e teve uma bola na trave quando, após boa jogada de Ludmila, a zagueira espanhola fez o corte para trás, quase marcando contra. A partir daí a Espanha se impôs na partida e ficou trocando bola no campo de defesa brasileiro buscando encaixar um passe decisivo para abrir o placar, tendo inclusive um gol anulado aos 13 minutos.
O domínio da seleção espanhola era grande e cada vez mais próximas do gol, com toda a equipe brasileira tentando marcar no campo de defesa. Em um desses momentos de pressão, Marta, a capitã da Seleção Brasileira, ergueu demais o pé em uma dividida com Olga Carmona e acertou a cabeça da atleta espanhola, sendo expulsa ao 50 minutos da primeira etapa. Sabendo que esta pode ter sido sua última partida em Jogos Olímpicos, Marta saiu de campo chorando copiosamente.
As equipes voltaram para o segundo tempo e o placar de 0 a 0 servia para o Brasil se classificar, no entanto, com uma jogadora a mais, a Espanha foi dominando cada vez mais as ações da partida e promoveu a entrada de Putellas e Bonmatí, duas das melhores jogadoras do mundo. A pressão seguia até que aos 22 minutos Mariona cruzou da esquerda, a bola desviou e Athenea marcou o gol espanhol no rebote.
Apesar da vantagem no placar, a equipe da Espanha seguiu pressionando em busca do segundo gol e acabou dando espaço para um belo contra ataque brasileiro mas Ana Vitória demorou a tocar para Gabi Portilho e acabou desarmada. O jogo seguiu dominado pelas espanholas e após 16 minutos de acréscimos, Alexia Putellas chutou da entrada da área e marcou um golaço para selar a vitória da Espanha por 2 a 0.
Apesar da derrota, o Brasil ainda pode avançar às quartas de final como uma das melhores terceiras colocadas. Para isso, será preciso que a Austrália perca para os Estados Unidos no jogo das 14h, no grupo B. Outra possibilidade é que o Canadá não vença a Colômbia às 16h no Grupo A (ou, se vencer, que seja por mais de três gols de diferença).
0 Comentários