Arte: CBT |
A definição dos confirmados pela CBT, nesta quinta, foi possível após o fechamento dos rankings de tênis em cadeira de rodas (CR) e quad pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Os três brasileiros vão ocupar três chaves nos torneios, Daniel e Gustavo jogam simples e duplas no masculino open e Ymanitu joga simples no quad. Além disso, a CBT trabalha junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para conseguir convites para mais atletas conseguirem vagas no torneio parisiense.
Em release, o vice-presidende da CBT falou sobre o desenvolvimento do tênis em CR, "graças a um trabalho incansável da CBT e do CPB, nossos atletas têm conquistado cada vez mais espaço no circuito. Prova disso é que estamos chegando nos Jogos Paralímpicos após uma campanha histórica no Parapan de Santiago. Estamos muito felizes e esperançosos de que eles alcancem voos altos em Paris"
No release, a Confederação apresentou os atletas convocados:
Masculino Open
Daniel Rodrigues
O mineiro Daniel Rodrigues, de 37 anos, nasceu com má-formação na perna direita (20 centímetros menor do que a esquerda). Em 2013, decidiu amputar a perna e usar prótese. Atualmente é o número 19 do Ranking ITF e possui 77 títulos entre simples e duplas. Esta será a sua quarta participação nos Jogos, já que esteve presente em Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2021.
Gustavo Carneiro
Gustavo Carneiro, de 51 anos, sempre gostou de jogar tênis. Após a descoberta de um lipossarcoma em 2013, teve que amputar a perna acima do joelho. Na 37ª posição do ranking ITF, o mineiro tem 17 títulos na carreira e vai para a sua segunda edição dos Jogos, após marcar presença em Tóquio-2021.
Quad
Ymanitu Silva
O catarinense de 41 anos sofreu um acidente de carro em 2007 e ficou tetraplégico. Durante a reabilitação, conheceu o tênis em cadeira de rodas e se encantou. Jogando como profissional, Many tem uma extensa lista de conquistas. São 56 títulos na carreira e é o primeiro brasileiro a disputar todos os Grand Slams no TCR, alcançando os vice-campeonatos de duplas em Roland Garros, em 2019, e no Australian Open, em 2023. Esta será a sua terceira participação nos Jogos, após disputar no Rio de Janeiro-2016 e em Tóquio-2021).
0 Comentários