Foto: Wander Roberto/COB |
O judoca William Lima é o dono da primeira medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris-2024! Neste domingo (28), William chegou a final da categoria até 66kg no judô e perdeu para o atual campeão olímpico Hifumi Abe por ippon. Na disputa do bronze da categoria até 55kg feminino, Larissa Pimenta conquistou o bronze após superar a italiana campeã mundial Oddete Giuffrida por ippon. Ambos os judocas são do Esporte Clube Pinheiros.
A prata de William Lima, na primeira olímpiada do brasileiro, foi muito especial, no caminho eliminou favoritos e superou desafios para chegar a grande decisão, a derrota foi para o japonês amplo favorito e atual campeão olímpico Hifumi Abe, por ippon, que mais uma vez levará o ouro para o seu país.
Abe dominou a luta e impôs seu ritmo sobre Lima, que acumulo um shido por quebrar pegada, com 1:48 de luta, o japonês pontuou com um waza-ari e continuou pressionando William que apenas se defendia. No minuto 2:36, Hifumi finalizou a disputa com mais um waza-ari, como já tinha um, transformou no ippon do título olímpico.
O bronze de Larissa foi suado, a brasileira teve vida difícil no torneio e conseguiu vencer a italiana Oddete Giuffrida pelo terceiro lugar na categoria até 55kg, após a europeia receber três shidos na disputa do 3° lugar. A vitória de Larissa foi conquistada na resistência e a brasileira sairá da França com uma medalha no peito.
Semifinal do William Lima
Em luta muito dura contra o cazaque Gusman Kyrgyzbayev, os judocas lutaram com força e o brasileiro recebeu um chute no joelho e sentiu dores, Lima foi ser atendido e aproveitou para colocar atadura na sua mão. A luta se encaminhou ao golden score, o cazaque havia recebido dois shidos, por falta de combatividade e William igualou a marca com duas punições de falso ataque.
O brasileiro buscava derrubar Gusman e conseguiu uma vez, mas o asiático caiu de peito para baixo. Um pouco depois, Lima projetou Kyrgyzbayev para baixo e anotou ippon por tai-otoshi para pontuar e se classificar a final, garantindo a primeira medalha brasileira em Paris-2024.
Repescagem da Larissa Pimenta
Para chegar a disputa pelo bronze, Larissa Pimenta sobreviveu a luta dura contra a alemã Mascha Ballhaus, a brasileira atacou a europeia durante toda a disputa, mas não conseguiu virar as costas da alemã para o tatame. Com uma penalização por evitar pegada, a brasileira forçou Mascha a receber shidos e ficou na vantagem com Ballhaus sendo punida por evitar pegada e judô negativo. No golden score, Larissa encaixou imobilização e derrotou Mascha para chegar disputa do bronze.
0 Comentários