Foto: João Marcos |
Bicampeão! O SESI Araraquara conquistou uma virada histórica nas Finais da LBF 2024 e ficou com o segundo título consecutivo nacional. Em um jogo 5 emocionante e que foi para a prorrogação, o clube treinado por João Camargo venceu o Sampaio Basquete em plena São Luís (MA) por 73 a 65 no ginásio Costa Rodrigues (63x63 no tempo normal).
A ala Vitória teve sua melhor atuação na decisão e foi a Melhor Jogadora da Partida ao anotar 22 pontos (70% de aproveitamento nas bolas de dois pontos), 7 rebotes e terminar com 27 de eficiência. A capitã Aline teve duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes e foi eleita a MVP das Finais pelo segundo ano seguido.
Pelo Sampaio, que viu o tetracampeonato ser adiado novamente, Sassá teve 13 pontos, seguida da ala Rapha Monteiro, com 12, e da capitã Alana, que teve 11 no jogo final.
O feito araraquarense é histórico: é a primeira vez que uma equipe que perdia por 2 a 0 nas Finais consegue a virada e o título. O clube junta-se ao próprio Sampaio Basquete e ao extinto clube de Americana como os únicos a conquistarem a LBF múltiplas vezes.
Como no jogo passado, o primeiro período foi marcado por muito nervosismo e um placar parcial baixo (13x9 para o Sampaio), seguido de um segundo quarto melhor ofensivamente. No intervalo, o time da casa ainda vencia, com o SESI no retrovisor (35x33).
A tensão se manteve no terceiro período e ninguém abria vantagem no placar. O visitante chegou ao último período com um ponto à frente, mas duas cestas de três do tricolor, com Monteiro e Lays, fizeram o tubarão voltar à liderança e abrir diferença em duas posses de bola, fazendo o ginásio ferver. Faltando 25 segundos, Monteiro fez 63 a 60 e o título parecia ficar no Maranhão. Mas Jaqueline, a nove segundos do fim, empatou. Sassá ainda desperdiçaria a última bola antes do prolongamento.
Mais confiante, o SESI Araraquara veio mais incisivo na prorrogação e disposto pelo bi. O time da casa sentiu o momento adverso e passou a se precipitar, com escolhas que não faziam a bola entrar. No final, prevaleceu a garra do time paulista, o primeiro bi consecutivo da LBF CAIXA desde Americana em 2014 e 2015.
A partida também marcou a despedida de Érika de Souza das quadras. A pivô do SESI Araraquara levantou seu quarto título da Liga em seu último ato nos mais de 25 anos de uma carreira marcada por múltiplas conquistas em clubes, na seleção e no exterior.
0 Comentários