Foto: Alexander Loureiro/COB |
Por Lucas Felix
Não há país no globo que esteja mais ansioso para acompanhar as competições olímpicas do skate na Praça da Concórdia do que o Brasil. A afirmação é embasada pelos resultados de uma pesquisa mundial da consultoria francesa Ipsos, que registrou 14% dos brasileiros colocando o esporte sobre rodinhas em seu pódio particular de prioridades para o acompanhamento em Paris.
O índice representa o dobro da preferência que a modalidade tinha no país antes da Olimpíada de Tóquio. A faixa de 7% também é a apontada agora para nações seguintes no ranking de interesse pelo skate (Canadá e Estados Unidos). No Japão, por exemplo, o indicador atual é de apenas 4%.
O registro da Ipsos indica que a modalidade urbana conseguiu aproveitar melhor o sucesso olímpico de 2021 do que o surfe, que teve 5% dos apontamentos dos brasileiros em ambas as ocasiões. A porcentagem do skate é superada na preferência nacional apenas por vôlei (41%), futebol (39%), ginástica (31%), atletismo (17%) e aquáticos (15%).
O interesse acentuado na modalidade pode representar uma oportunidade de ouro para que o Brasil tenha suas primeiras catarses olímpicas logo no fim de semana inicial dos Jogos. Já no próximo sábado (27), haverá a decisão do ouro no street masculino, enquanto a disputa feminina acontece no domingo (28). Com Giovanni Viana e Rayssa Leal, o Brasil é o atual campeão da liga mundial nos dois gêneros.
Sobre os dados
A pesquisa é o resultado de uma consulta global promovida virtualmente pela empresa francesa Ipsos. Ao listar pouco mais de duas dezenas das principais modalidades olímpicas para os respondentes dos questionários, foi solicitado que cada um deles apontasse as três que lhe representavam o maior interesse. Em 2021, o painel colheu 19.510 respostas em 28 países. O número foi incrementado em 2024, com o total de 23.685 pessoas em 33 nações diferentes.
0 Comentários