Foto: Divulgação/X |
A segunda rodada do futebol masculino em Paris 2024 ficou marcada por jogos bem disputados e por grandes vitórias de seleções favoritas ao pódio dos Jogos.
Para começar o dia, Argentina e Iraque se enfrentaram no Estádio de Lyon, às 10h da manhã, no horário de Brasília, em confronto válido pelo grupo C. Com um primeiro tempo equilibrado, a primeira metade da partida ficou empatada em 1x1, com gols de Thiago Almada para a Argentina logo no começo da partida, aos 13. O empate veio com Aymen Hussein, já nos acréscimos, aos 49. Com um segundo tempo de maior dominância, a seleção sul-americana conseguiu impor o seu favoritismo, marcou mais dois gols (Gondou e Fernandez) e garantiu a sua primeira vitória em Paris-2024, após um jogo muito polêmico contra a seleção de Marrocos, na primeira rodada, quando o jogo terminou em 2x2. No entanto, cerca de 30 minutos depois do apito final, o árbitro reiniciou a partida para a revisão de um impedimento no gol de empate argentino devido a um erro do VAR ao traçar as linhas. Com isso, o gol foi anulado e a partida foi encerrada com uma derrota para a seleção comandada por Javier Mascherano.
Também no grupo C, enfrentaram-se Ucrânia e Marrocos, em Saint Etienne. A Ucrânia venceu por 2x1 e conquistou a sua primeira vitória na competição, deixando o grupo todo empatado em pontos. Todas as seleções estão com uma vitória e uma derrota e com três pontos marcados. A seleção que lidera, por saldo de gols, é a Argentina. A próxima rodada definirá os classificados e suas respectivas posições na chave.
Na segunda partida do dia, pelo grupo B, a Espanha, atual medalhista de prata dos Jogos Olímpicos e uma das francas favoritas ao ouro, venceu novamente. Desta vez, a vítima foi a seleção da República Dominicana, que foi derrotada por 3x1. O jogo ocorreu no Estádio de Bordeaux, no mesmo horário em que jogava a Argentina. Além do horário da partida, outra semelhança entre os jogos de Argentina e de Espanha foi o roteiro, já que a Espanha também saiu na frente no primeiro tempo, com Fermín López e sofreu o empate quase ao fim da etapa, com o gol marcado por Montes de Oca, em um belo cabeceio. Na segunda etapa a Espanha definiu o jogo, marcando mais duas vezes e fechando com um 3x1. Os gols da segunda metade foram marcados por Álex Baena e Gutiérrez.
A outra partida da chave B foi entre Uzbequistão, estreante em Jogos Olímpicos, contra a seleção do Egito, uma seleção com mais nome e mais peso no futebol africano. A partida foi equilibrada, mas sua definição ocorreu já aos 11 minutos de jogo, com o gol marcado por Ahmed Koka. O Uzbequistão até esboçou uma reação, mas não conseguiu furar o forte bloqueio defensivo egípcio. Com isso, a Espanha lidera o grupo com 6 pontos marcados e já está classificada para a fase eliminatória da competição, enquanto Egito e República Dominicana disputarão pela segunda vaga da chave.
Pelo grupo A, já pela tarde, a forte seleção dos Estados Unidos venceu a Nova Zelândia de goleada, por 4x1. Uma vitória tranquila que aproxima os americanos de uma classificação para as fases finais. Já a anfitriã da competição, França, já está garantida após conquistar a sua segunda vitória na fase de grupos, desta vez, uma vitória magra contra a seleção de Guiné, com gol marcado por Sildillia.
O grupo D ficou marcado pela reviravolta da seleção paraguaia, que havia sido derrotada por 5x0 pelo Japão na primeira rodada, agora goleando a seleção de Israel por 4x2 e mantendo viva a esperança pela disputa das fases eliminatórias. O Japão também venceu, por 1x0, com muita emoção. A seleção asiática abriu o placar contra Mali, já aos 36 do segundo tempo, após uma partida muito brigada e sem dominância de nenhum dos lados. A emoção veio quando, ao final da partida, com 4 minutos de acréscimos, a bola foi chutada em direção ao gol, mas bateu na mão do jogador japonês. Após revisão do árbitro de vídeo, a brasileira Edna Alves marcou penalidade máxima para Mali, que acabou desperdiçando no que foi o último lance da partida, sendo derrotada e perdendo, de vez, a chance de disputar a classificação para as quartas de finais dos Jogos Olímpicos de Paris.
A próxima rodada será a decisiva para todas as seleções que ainda não garantiram as suas vagas. Todas as partidas ocorrerão na próxima terça-feira, dia 30 de julho.
0 Comentários