Foto: William Lucas/COB |
A primeira bateria brasileira do dia teve a disputa de Filipe Toledo contra o japonês Reo Inaba, apesar de ondas altas, o mar não apresentou ótimas condições de surfe, o que dificultou para os competidores, que se viram com dificuldade de conseguir boas notas, logo na primeira onda de Inaba, ao não completar o tubo ele teve sua prancha quebrada pelas ondas, o mesmo aconteceu na primeira onda de Toledo, que também teve sua prancha quebrada. A bateria de ritmo mais lento teve a vitória do japonês que com uma soma de 6.00 superou os 2.46(1.43+1.03) de Filipe Toledo que está eliminado dos Jogos.
Três confrontos depois, na 5ª bateria, Gabriel Medina enfrentou Kanoa Igarashi, o japonês que foi o algoz do brasileiro em Tóquio 2020. O duelo entre eles foi marcado por um show de surfe realizado por Gabriel Medina, em um mar de ondas de quase 3 metros de altura, a competição esteve acelerada com ambos buscando nota onda após onda. A decisão real aconteceu com 13 minutos no cronômetro, com a prioridade a favor do brasileiro tricampeão mundial, Gabriel Medina, não pensou duas vezes antes de entubar a onda de maior nota do surfe olímpico, em uma execução perfeita Medina recebeu um 9.90, disparando na liderança da bateria e não deixando chances ao japonês, apesar de boas ondas se formando, a segunda melhor onda também ficou com Gabriel que em um 7.50 sacramentou a disputa, somando um total de 17.33 avançando na competição e eliminando o japonês que somou apenas 7.04.
A terceira disputa brasileira do dia, João Chianca e o marroquinho Ramzi Boukhiam, foi protagonista de uma das baterias mais acirradas em alto nível dos Jogos de Paris 2024. Com a liderança alternando entre ambos sequencialmente, Ramzi chegou aos minutos finais com o somatório de 17.80 tendo anotado um 9.70 e um 8.10, Chianca que já contava com um 9.33 não se intimidou e já saiu de seu último tubo comemorando, com uma nota 8.80 Chianca chegou ao segundo maior somatório da competição, um 18.10 e garantiu sua vaga nas quartas de final.
Apesar de Medina e Chianca avançarem, os dois brasileiros estarão se enfrentando no duelo das quartas de final, apesar de não poder realizar uma dobradinha nas medalhas, o Brasil já tem a garantia de um brasileiro na semifinal.
0 Comentários