Geovana Meyer representou o Brasil na carabina de ar 10m feminina / Foto: Reprodução |
O Brasil estreou no tiro esportivo feminino hoje, segundo dia das Olimpíadas de Paris 2024, com Geovana Meyer na classificação da carabina de ar 10m feminina. Ela foi a 38º entre 43 atletas, marcando 623.5 pontos. Apenas as oito melhores avançaram à final que será disputada amanhã (dia 29). Essa prova marcou a primeira vez em que o Brasil se classificou pra essa prova sem ser usando vaga de país-sede. Também foi batido o recorde olímpico de qualificação pela sul coreana Hyojin Ban, de apenas 16 anos. Ban fez 634.5 pontos, melhorando a marca de 632.9 que até então era da norueguesa Jeanette-Hegg Duestad.
Apenas para explicar, nessa modalidade do tiro esportivo as provas contam com uma rodada de qualificação onde os oito melhores avançam à final. Na final a pontuação é zerada e vence quem fizer mais pontos na final. Existem dois tipos de recordes, o recorde de qualificação e o recorde de finais, como se fossem duas competições distintas.
Ainda no tiro esportivo, sem a presença de brasileiros, o chinês Xie Yu levou o ouro ao marcar 240.9 pontos na final da pistola de ar 10m masculina. Os italianos Federico Nilo Maldini e Paolo Monna foram respectivamente prata e bronze.
Já na final da pistola de ar 10m feminina houve dobradinha sul coreana com Ye Jin Oh levando o ouro com 243.2 pontos e Yeji Kim ficando com a prata com seus 241.3 pontos. A indiana Manu Bhaker completou o pódio. A marca de Ye Jin Oh é também um novo recorde olímpico, melhorando a marca de 240.3 estabelecida pela russa Vitalina Batsarashkina nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
0 Comentários