Últimas Notícias

Guia Paris 2024 - BASQUETE 3X3



* Por Felipe Veras

FICHA TÉCNICA

Local de disputa:  Praça da Concórdia

Período: 27/07 a 3/08 

Número de países participantes: 13

Total de atletas: 64 (32 homens e 32 mulheres)

Brasil: Não participa


HISTÓRICO

O basquete 3x3 tem suas origens no Streetball, adaptando em menor escala o Basquete clássico, sendo jogado nos dois lados da quadro em uma disputa de 5 contra 5. basquete 3x3 começou a aparecer para o público geral na década de 1980 crescendo em evidência junto ao Hip Hop, ambos movimentos oriundos da cultura de rua estadunidense. 

Veja também:

GUIA PARIS 2024 - BASQUETE

Vendo a popularização cada vez maior da modalidade, a Federação Internacional de Basquete (FIBA), órgão responsável pelo desenvolvimento do basquete, deu início em 2007 a formalização do esporte. No mesmo ano, a FIBA realizou o primeiro teste no Asian Indoor Games, em Macau, na China, e em 2010, levou a novidade pros Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura. Em 2011, foi criado o FIBA 3×3 World Tour, que acontece até hoje e, em 2012, ocorreu a primeira Copa do Mundo, em Atenas, na Grécia. Nos Jogos Olímpicos, a modalidade fez sua estreia recentemente, em Tóquio-2020. 


(Foto: FIBA/Divulgação)

Por ser uma modalidade recente nos Jogos Olímpicos, os únicos campeões olímpicos na modalidade até o momento são os Estados Unidos no feminino e a Letônia no masculino. A Rússia ficou com as duas pratas em ambos os gêneros enquanto a Sérvia foi bronze no masculino e a China no feminino.


BRASIL

O esporte que ainda está em fase de desenvolvimento não contará com representantes do Brasil em Paris-2024, assim como também não teve em Tóquio-2020, na estreia da modalidade. 

O masculino se classificou para o  pré-olímpico no Japão, após ficar em 4º lugar no mundial. No entanto, eliminados na fase de grupos, a equipe não conseguiu chegar na final que daria a vaga olímpica ao campeão. No feminino, as brasileiras, apesar de uma acirrada disputa contra a Austrália na semifinal do pré-olímpico, foram eliminadas por 18 a 16 e também não participaram da segunda edição da modalidade nos Jogos. 


FORMATO DE DISPUTA 

Disputado em meia quadra, uma partida do basquete 3x3 dura 10 minutos ou quando uma equipe marca 21 pontos. Um empate no regulamento leva a um período de prorrogação sem tempo, e neste período, qualquer time que marcar dois pontos vence o jogo

A pontuação ocorre de forma similar com pontuações distintas fora e dentro do arco,  Porém, no 3x3, arremessos de fora do arco somam 2 pontos no placar e, de dentro, apenas 1. A posse de bola é de apenas 12 segundos.

Em Paris, as oitos seleções se enfrentam no formato todos contra todos, com as duas melhores equipes avançando direto para as semifinais enquanto as seleções que ficarem entre a terceira e sexta colocações disputam as quartas de final. após as quartas, serão disputadas as semifinais e finais para decidirem os campeões olímpicos.

O Basquete 3x3 será disputado em uma quadra montada na Praça da Concórdia, onde foi montado o centro urbano dos Jogos, com modalidades como Breaking e Ciclismo BMX Freestyle também sendo disputadas por lá.


ANÁLISE


MASCULINO 

Disputas: 30/07 a 5/8

Final: 5/8

Favoritos ao ouro: Sérvia (SRB)

Candidatos ao pódio: Letônia (LAT), Estados Unidos (USA) e Lituânia (LTU) 

Podem surpreender: China (CHN)

Brasileiros: Não Participa 

Os sérvios perderam o ouro olímpico em Tóquio, mas em Paris eles não querem dar sopa para o azar (Foto: FIBA/Divulgação)

Para Paris, a grande favorita será a Sérvia, a seleção pentacampeã de 2016 a 2023, 4º lugar em 2019,  bronze em Tóquio, campeã Europeia em 2022 e  atual líder do ranking mundial, confirmando o favoritismo para o topo do pódio francês. 

A Letônia, atual campeã olímpica, os Estados Unidos, vice-líder do ranking mundial, e a Lituânia, terceira colocada no ranking, são  participantes ativos dos pódios mundiais e também vão a Paris disputar uma medalha. Podendo surpreender, a China, quarta colocada no ranking mundial, também estará em Paris e tem condições de brigar por medalhas. 


FEMININO

Disputas: 30/07 a 3/8

Final: 5/8

Favoritos ao ouro: Estados Unidos (USA)

Candidatos ao pódio: França (FRA), China (CHN) 

Podem surpreender: Alemanha (GER) e Canadá (CAN)

Brasil: Não Participa 


Estados Unidos quer dominar o 3x3 no feminino  sendo bi em Paris (foto: FIBA/Divulgação)

No evento feminino, os Estados Unidos, campeões mundiais em 2023, ouro em Tóquio-2020 e vice-líderes do ranking mundial, receberão as atenções como favoritas nos Jogos de Paris. Apesar do desfalque de Cameron Brink jogadora da WNBA que seria o reforço das estadunidenses no torneio, outra jogadora da liga estadunidense a substituirá a altura: Dearica Hamby.

Intensificando a disputa pelo pódio, a anfitriã França, campeã mundial em 2022 e vice-campeã em 2023 e 4º lugar em Tóquio, contará com o apoio da torcida local para desafiar as estadunidenses. A China, atual líder do ranking mundial e medalhista de bronze em Tóquio, também chega determinada a não sair dos Jogos sem medalha. Completando os principais candidatos ao título, a Alemanha, atualmente 4ª colocada no ranking mundial e Canadá, também reforçada com jogadoras do basquete 5x5, serão outras adversárias formidáveis para as seleções favoritas.

 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar