Últimas Notícias

Parada das Nações - Taipei Chinês




Sigla: TPE

Medalhas na história: Ouro: 7 | Prata: 11 | Bronze: 18 | Total: 36

Em Tóquio... Ouros: 2 | Prata: 4 | Bronze:6 | Total: 12

Primeira Participação olímpica – Melbourne 1956

Maior medalhista olímpico – Hsu Shu-ching (Levantamento de pesos), dois ouros



Uma pequena ilha localizada no Mar da China, a participação de Taipei Chinês nos Jogos Olímpicos é recheada de controvérsias. Entre 1932 e 1936 participou como parte do Japão, em 1948, competiu como República da China. E com a guerra civil chinesa que ocasionou a criação da República Popular da China pelos comunistas e o governo vigente fugindo para Taiwan, em Helsinque-1952 a China como conhecemos hoje estreou nos jogos Olímpicos, e Taipei participou com diversos nomes estreando como República da China, depois como Formosa em Roma-1960 e Taiwan em 1964 e1968 e voltando para República da China em 1972.


Após seguir as ausências nas olimpíadas de 1976 e 1980 em apoio aos boicotes africanos e estadunidense , um acordo com o COI foi alcançado e desde 1984 o país disputa os Jogos com o nome de Taipei Chinês, e uma bandeira especifica para a delegação olímpica, usada em todos os esportes que o país participa.

Shu-shing é a primeira bicampeã olímpica da história de Taipei Chinês (foto: Taipei Times)



Em Roma-1960, Taipei conquistou a primeira medalha olímpica com Yang Chuan-kwang no decatlo. Já o primeiro ouro levou mais 44 anos ser conquistado, com a lutadora Chen Shih-hsin no taekwondo  

A melhor participação foi em Atenas 2004, no 31º lugar, já em termos de medalhas foi em Tóquio 2020, com 12 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e seis de bronze. A maior delegação foi em Atenas 2004, com 89 atletas. Em Tóquio 2020 foram enviados 68 atletas em 18 modalidades.

Em Paris 2024, o país já classificou 46 atletas em 15 modalidades até o momento.

Esportes fortes


Levantamento de Pesos – responsável por 4 ouros dos 7 do país, e mais três medalhas em Jogos Olímpicos, a modalidade é o carro chefe de Taipé Chinês nos Jogos. E com Kuo Hsing Chun novamente na busca de medalha, vem pra reforçar o posto.

Badminton – Com a dupla campeã olímpica em Tóquio no masculino, o badminton está em ascensão no Taipé Chinês. Os campeões Lee Yang e Wang Chi-lin estão em Paris e tentarão outro título

Hsing Chun com o ouro em Tóquio/REUTERS - Edgard Garrido



Atletas


Kuo Hsing Chun  (Levantamento de Pesos) - Levantadora de pesos campeã olímpica na categoria até 59kg em Tóquio 2020, Kuo, detentora de cinco ouros mundiais, busca a terceira medalha consecutiva, após o bronze do Rio 2016 (58kg).

Lee Yang e Wang Chi-lin (Badminton) – Campeões olímpicos em Tóquio nas duplas masculinas, vem de um bronze no Asiático da Modalidade e nos Jogos Asiáticos. Tentarão o bicampeonato olímpico.

Huang Hsiao-wen (Boxe) - bicampeã mundial da categoria ate 54kg, Huang foi bronze em Tóquio e agora pinta como uma das cotadas ao ouro olímpico em Paris no boxe.

Yang Yung-wei (Judô) - prata olímpico nos 60kg, o judoca conquistou a prata no último mundial e vem bem cotado para conseguir o seu segundo pódio no judô. o desafio pelo ouro passa por um judoca japonês algo, que Yang sabe que não será fácil superá-lo.

Lin Yi-chun (Tiro Esportivo) - Atual Campeã mundial na fossa, Lin ainda busca a primeira medalha olímpica da carreira. Diante dos últimos resultados, a atiradora pinta com boas chances de pódio em Paris.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar