Últimas Notícias

Parada das Nações - Timor Leste


Sigla: TLS

Medalhas na história - Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira participação olímpica - Atenas 2004


Timor Leste, país localizado na metade oriental da ilha de Timor no sudoeste asiático, se tornou independente de Portugal em 1975 e no ano seguinte foi anexado pela Indonésia, com os atletas do país representando o arquipélago entre os Jogos olímpicos de 1976 e 1996. Em 1999, em um referendo organizado pela ONU em parceria com Indonésia e Portugal, fez a nação se tornar independente novamente, primeiro com Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste.

PARADA DAS NAÇÕES - TAILÂNDIA

Em Sydney-2000, a nação competiu pelos Atletas olímpicos independentes, e somente em Atenas-2004, dois anos depois de sua independência oficial, o Timor-Leste competiu em olimpíadas pela primeira vez e não faltando a nenhuma edição desde então.

O Timor Leste nunca conquistou uma medalha olímpica na história, com o vigésimo oitavo lugar de Francelina Cabral no ciclismo mountain-bike na olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Sempre enviando dois atletas em cada olimpíada, o Timor levou três atletas nas duas últimas olimpíadas no Rio de Janeiro e Tóquio.

Na olimpíada de Paris, Timor Leste tem três atletas garantidos até o momento, sendo dois na natação e um taekwondo.


Esportes fortes

Atletismo: O país sempre enviou atletas no atletismo, muito por conta das cotas de universalidade. As provas que mais foram atletas timorenses foram na maratona e em provas de meio fundo, como 1500 e 5000 metros.


Atletas

Imelda já está treinando em Paris (foto:Paris2024.org)


Imelda Ximenes Belo (Natação): A velocista vai para a sua segunda olimpíada da carreira em Paris. Em Tóquio, ela ficou em 78º lugar nos 50m livre e nesta olimpíada na mesma prova, com expectativas de melhorar o seu tempo e sua colocação.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar