Últimas Notícias

Parada das Nações - Togo


Sigla: TOG

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 1

Em Tóquio... Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira participação olímpica - Munique 1972

Maior medalhista olímpico - Benjamin Boukpeti (Canoagem), um bronze


Togo fica localizado no oeste da África, o país só conseguiu a sua independência frente a França em 1960. Sua população é de mais de 7 milhões de pessoas, e é um dos países mais pobres do mundo. Os seus habitantes vivem em grande parte de agricultura e são exportadores de algodão e cana-de-açúcar.


Togo desde as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles, nunca mais ficou de fora de uma edição. Togo tem apenas uma medalha olímpica, de bronze, conquistada pelo canoísta Benjamin Boukpeti no K1 em Pequim 2008. 

A maior delegação enviada por Togo para uma Olimpíada foi justamente na primeira edição em que participaram, em Munique-72. Foram 7 atletas, todos homens. A primeira vez em que uma mulher togolesa participou de uma Olimpíada foi em Sydney-2000.

Até o momento, Togo tem apenas dois representantes classificados para Paris, um homem e uma mulher, no Triatlo e Remo, respectivamente. 

Esportes fortes:


Atletismo: é o único esporte em que Togo sempre enviou representantes desde Munique, até mesmo em provas de revezamento de equipes, mas sem resultados muito relevantes. 
Benjamin Boukpeti. Foto: Alamy.

Canoagem slalom: é o esporte responsável pela única medalha olímpica de Togo, obtida com Benjamin Boukpeti. Fora a medalha de bronze em 2008, Benjamin participou das Olimpíadas de Atenas-2004 e Londres-2012. Foi o porta-bandeira nas Cerimônias de Abertura em 2008 e 2012.


Atletas


Akoko Komlanvi (Remo): Komlanyi conseguiu sua vaga no single skiff no pré-olímpico africano de remo, e aos 30 anos, a integrante da bolsa solidariedade olímpica do COI está treinando na Tunísia em busca de conseguir uma boa atuação nos Jogos olímpicos e inspirar outras mulheres e meninas togolesas a praticarem esportes, conforme declaração em entrevista para site dos jogos olímpicos

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar