Últimas Notícias

Parada das Nações - Tonga




Sigla: TGA

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1

Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Los Angeles 1984

Maior medalhista olímpico – Paea Wolfgramm (Boxe), uma prata



Um pequeno arquipélago composto por 171 ilhas localizado na Polinésia, Tonga disputa os Jogos Olímpicos desde a olimpíada  Los Angeles em 1984, 14 anos depois de sua independência do Reino Unido.


O país se tornou o menor país a obter uma medalha olímpica em 1996, quando Wolfgramm conquistou a prata no boxe, mas o posto foi perdido para San Marino na olimpíada de Tóquio. Esta foi a sua primeira e única medalha olímpica até o momento.

Tonga ficou mundial conhecido na olimpíada de 2016, quando Pita Taufatofua  viralizou nas redes sociais na Cerimônia de Abertura desfilando com a bandeira do país e com as vestimentas tradicionais, besuntado com óleo de coco, ficando conhecido como "Besuntado de Tonga".

A maior delegação enviada pelo país foi em 1984 e 2016, com sete atletas. A melhor colocação foi em 1996, em 61º lugar, edição em que conquistou a única medalha.

Em Tóquio 2020 enviou seis atletas e até o momento em Paris- 2024 o país tem dois atletas classificados, um no boxe e um no judô.


Esportes fortes


Boxe – responsável pela única medalha do país em Jogos Olímpicos, quando Paea Wolfgramm levou a prata na categoria superpesados. Também obteve dois quintos lugares, ambos em 1984 e tem uma vaga garantida no boxe feminino em Paris.

Atletas


foto: Reprodução/instagram

Feofaaki Epenisa   (Boxe) - A boxeadora toganesa ficou com a prata nos Jogos do Pacifico em 2023 na categoria até 57kg, mas não conseguiu a vaga olímpica via Pré-Olímpico continentais ou Mundiais, recebendo uma vaga pelo principio da Universalidade.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar