Sigla: TGA
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1
Em Tóquio... Ouros: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Primeira Participação olímpica – Los Angeles 1984
Maior medalhista olímpico – Paea Wolfgramm (Boxe), uma prata
Um pequeno arquipélago composto por 171 ilhas localizado na Polinésia, Tonga disputa os Jogos Olímpicos desde a olimpíada Los Angeles em 1984, 14 anos depois de sua independência do Reino Unido.
O país se tornou o menor país a obter uma medalha olímpica em 1996, quando Wolfgramm conquistou a prata no boxe, mas o posto foi perdido para San Marino na olimpíada de Tóquio. Esta foi a sua primeira e única medalha olímpica até o momento.
Tonga ficou mundial conhecido na olimpíada de 2016, quando Pita Taufatofua viralizou nas redes sociais na Cerimônia de Abertura desfilando com a bandeira do país e com as vestimentas tradicionais, besuntado com óleo de coco, ficando conhecido como "Besuntado de Tonga".
A maior delegação enviada pelo país foi em 1984 e 2016, com sete atletas. A melhor colocação foi em 1996, em 61º lugar, edição em que conquistou a única medalha.
Em Tóquio 2020 enviou seis atletas e até o momento em Paris- 2024 o país tem dois atletas classificados, um no boxe e um no judô.
Esportes fortes
Boxe – responsável pela única medalha do país em Jogos Olímpicos, quando Paea Wolfgramm levou a prata na categoria superpesados. Também obteve dois quintos lugares, ambos em 1984 e tem uma vaga garantida no boxe feminino em Paris.
Atletas
Feofaaki Epenisa (Boxe) - A boxeadora toganesa ficou com a prata nos Jogos do Pacifico em 2023 na categoria até 57kg, mas não conseguiu a vaga olímpica via Pré-Olímpico continentais ou Mundiais, recebendo uma vaga pelo principio da Universalidade.
0 Comentários