Últimas Notícias

Parada das Nações - Trinidad e Tobago

Trinidad e Tobago


Sigla: TTO

Medalhas na história:  Ouro: 3 | Prata: 5 | Bronze: 19 | Total: 19

Em Tóquio: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total : 0

Primeira participação olímpica: Londres-1948

Maior medalhista olímpico: Richard Thompson (atletismo), um ouro e duas pratas


Trinidad e Tobago estabeleceu um comitê olímpico em 1946, que foi primeiramente provisório e depois totalmente reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O país tem competido continuamente nos Jogos Olímpicos desde sua estreia em 1948, antes mesmo de sua independências da Grã Bretanha.


Trinidad e Tobago continuou competindo até a olimpíada de Melbourne em 1956, já que em 1960 em Roma competiu em uma equipe combinada com Jamaica e Barbados sob o nome de Federação das Índias Ocidentais, denominada Antilhas pelo comitê organizador de Roma. Embora a Federação das Índias Ocidentais tenha conquistado duas medalhas, nenhum atleta de Trinidad foi medalhista em 1960. Em 1964, Trinidad e Tobago voltou a competir de forma independente e não faltando a mais nenhuma olimpíada desde então.

Thompson brilhou em na olimpíada de Pequim, com um ouro e uma prata (foto:Reuters)


A primeira medalha de Trinidad e Tobago veio logo na primeira olimpíada que participou em 1948, com Rodney Wilkes no levantamento de pesos. Já o primeiro ouro de Trinidad e Tobago foi conquistado em Montreal-1976, quando Hasely Crawford venceu os 100 metros rasos no atletismo.

O atleta trinitário com maior número de medalhas é o velocista Ato Boldon, com uma prata e três bronzes conquistados em 1996 e 2000. Ele é seguido de perto pelo corredor Richard Thompson, que possui um ouro e duas pratas.

Em Tóquio, 22 atletas se classificaram, sendo 14 no atletismo, três no ciclismo e um no boxe, judô, remo, vela e natação. Nenhum deles chegou ao pódio, sendo a primeira vez desde Barcelona-92 que Trinidad e Tobago saiu sem medalhas de uma olimpíada.

Para Paris, já são 18 classificados até o momento, sendo 14 no atletismo, dois no ciclismo e dois na natação.

Esportes Fortes

Atletismo : Trinidad e Tobago tem uma rica tradição no atletismo, sendo a principal fonte de medalhas do país em olimpíadas, com 15 das 19 medalhas olímpicas da história do país sendo conquistadas na modalidade. Com todos os ouros do país sendo no atletismo. Ato Boldon com quatro medalhas olímpicas foi o maior nome individual e o revezamento 4x100m brilhou nas olimpíadas de Pequim e Londres.


Atletas

Dylan Carter (Natação) : Principal nadador trinitino, Dylan é dono de quatro medalhas em mundiais de piscina curta e vai para a olimpíada de Paris - a terceira da carreira - nos 50 e 100 metros nado livre e Vai tentar fazer um papel em Paris e quem sabe, chegar em uma final.

Dylan Carter (Foto: Peter H. Bick)
Dylan Carter (Foto: Peter H. Bick)


Jereem Richards (atletismo) :  Campeão mundial indoor dos 400m  e dos Jogos da Commonwealth em 2022, Richards se classificou para a prova e vai tentar buscar uma final olímpica em Paris para quem sabe, beliscar um pódio olímpico aos 30 anos de idade. 


Jereem Richards (Foto: AP PHOTO)
Jereem Richards (Foto: AP PHOTO)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar