Últimas Notícias

Parada das Nações - Turcomenistão


Sigla: TKM

Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 1| Bronze:0 | Total: 1

Em Tóquio: Ouro: | Prata: 1 | Bronze: 0 | Total: 1

Primeira participação olímpica: Atlanta-96

Maior medalhista olímpico: Polina Guryeva (levantamento de pesos) , uma prata


Como ex-membros da União Soviética, os atletas do Turcomenistão competiram de 1952 a 1988 nas equipes da antiga União Soviética, e participaram em Barcelona em 1992 como membros da Equipe Unificada. Durante esse período, os turcomenos ganharam duas medalhas. O atirador Marat Niyazov conquistou a prata no rifle de pequeno calibre, três posições, em 1960, e o nadador Gennady Nikolayev foi membro da equipe de revezamento 4x200 metros livre que ganhou a medalha de bronze nos Jogos de 1956.


O Turcomenistão competiu pela primeira vez de forma independente nos Jogos Olímpicos de 1996. Os atletas do Turcomenistão já competiram nas seguintes modalidades olímpicas: atletismo, boxe, judô, tiro, natação, tênis de mesa, levantamento de peso e luta livre.




A primeira medalhista do país foi Polina Guryeva (acima), conquistando a prata no levantamento de peso, na categoria leve feminina em Tóquio-2020. As maiores delegações do país em olimpíadas foram nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, com 10 atletas cada.

Para os jogos olímpicos de Paris, Turcomenistão tem até o momento três atletas classificados, dois no judô e um no levantamento de pesos.

Esportes Fortes

Levantamento de pesos : O levantamento de peso tem se destacado como uma modalidade esportiva de extrema importância para o Turcomenistão, especialmente no contexto dos Jogos Olímpicos. Foram nove atletas que competiram pelo esporte desde 2004. A relevância do levantamento de peso para o Turcomenistão ficou evidente nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, quando Polina Guryeva fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica do país. Ela ganhou a prata na categoria leve feminina. Esse marco histórico foi recebido com grande celebração em todo o país, simbolizando o potencial e a determinação dos atletas turcomanos. Mas para os Jogos de Paris, apenas um pesista se classificou, com Döwranbek Hasanbaýew na categoria até 102kg


Atletas 

Maysa Pardayeva
Maysa Pardayeva

Maysa Pardayeva (judô) : É uma judoca turcomana com várias conquistas internacionais. Em 2022, ela ganhou ouro no Almaty Asian Junior Cup e bronze nos 19º Jogos Asiáticos em Hangzhou. Em 2023, conquistou ouro no Tashkent Junior Asian Cup, bronze no Kuwait City Asian Open e prata no Sarajevo Junior European Cup. Em 2024, obteve ouro no Warsaw European Open e bronze no Antalya Grand Slam. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar