Últimas Notícias

Parada das Nações - Turquia


Sigla:
TUR

Medalhas na história: Ouro: 41  | Prata: 26  | Bronze: 36  | Total: 103

Em Tóquio... Ouro: 4| Prata: 4 | Bronze: 3 | Total: 11

Primeira participação olímpica: Londres 1908

Maior medalhista olímpico: Naim Süleymanoğlu e Halil Mutlu (Levantamento de pesos), Três ouros cada


A história da Turquia nos Jogos Olímpicos começou em 1908, quando o país, então Império Otomano, enviou seus primeiros atletas para competir nos Jogos Olímpicos de Londres e quatro anos depois em Estocolmo. Foi uma participação modesta e sem grande destaque, mas marcou o início da presença turca no cenário olímpico. Após se ausentar dos Jogos de 1920, o país competiu como Turquia em Paris-1924, um ano após a  fundação da República da Turquia em 1923, o país começou a participar de forma mais consistente, só ficando de fora das edições de 1932 - por falta de recursos - e em 1980 - aderindo ao boicote liderado pelos Estados Unidos

PARADA DAS NAÇÕES - TURCOMENISTÃO 

A primeira medalha olímpica da Turquia veio nos Jogos de Berlim em 1936, quando Yaşar Erkan foi ouro na luta greco-romana e Ahmet Kirecci foi bronze no wrestling.

Entre 1950 e 1960 foi um período de grande sucesso para a Turquia, com 19 medalhas conquistadas em Helsinque, Melbourne e Roma, sendo 12 de ouro. Nas décadas seguintes, a Turquia continuou a se destacar principalmente em luta livre e levantamento de peso. Um dos nomes mais famosos é Naim Süleymanoğlu, conhecido como "O pequeno Hércules", que ganhou três medalhas de ouro consecutivas no levantamento de peso nas edições de 1988, 1992 e 1996 dos Jogos Olímpicos. Nos Jogos de Sydney em 2000, a Turquia manteve sua tradição de sucesso no levantamento de peso com Halil Mutlu ganhando ouro, repetindo o feito em Atenas em 2004. 


Suleymanoglu e Mutlu, únicos tri olímpicos da Turquia (foto: comitê olímpico turco)

Londres-2012 foi quando a Turquia enviou sua maior delegação aos Jogos, com 114 atletas. Em Tóquio, foram 108 atletas e 13 medalhas, recorde de medalhas olímpicas conquistadas pelos atletas turcos.

Em Paris-2024, Turquia tem 102 atletas classificados em 18 modalidades até o momento


Esportes fortes



Wrestling: A Turquia tem uma tradição longa e bem-sucedida em lutas, tanto na modalidade livre quanto na greco-romana. São 66 medalhas olímpicas, mais da metade do total conquistado pela Turquia na história. Apesar de não ter a mesma força de antes, a Turquia ainda é presença constante no pódio 
olímpico, com três bronzes em na última olimpíada em Tóquio

Boxe: O boxe vem crescendo muito na Turquia. Em Tóquio, a modalidade trouxe bons frutos para os turcos, e uma das duas medalhas de ouro, saiu do boxe. No total foram sete medalhas conquistadas peolos boxeadores turcos e em Paris pode vir mais

FOTO/REUTERS

Atletas


Hatice Kübra İlgün (Taekwondo) - Hatice Kübra İlgün, que ganhou uma medalha de bronze em Tóquio 2020, é uma forte competidora no taekwondo. Sua habilidade e experiência a tornam uma candidata forte para conquistar uma medalha em Paris.

Taha Akgül (Wrestling) - Taha Akgül campeão olímpico em 2016 e medalhista de bronze em 2020 na luta livre, é um dos melhores lutadores de peso pesado do mundo. Com certeza Taha é uma das esperanças turcas em Paris.

Busenaz Surmeneli (boxe) - primeira campeã olímpica no boxe, Surmeneli vai tentar o bi em Paris. Após um título mundial em 2022, pinta como uma das favoritas ao pódio nesta olimpíada

Ebrar Karakurt (vôlei) - Considerada uma jogadora polêmica por um excesso de provocações em quadra, Karakurt é uma exímia pontuadora e uma das principais jogadoras de vôlei na atualidade, Karakurt deverá ser fundamental para as turcas sonharem com uma medalha olímpica no vôlei. 

FOTO/REUTERS

Mete Gazoz (Tiro com Arco) - Campeão em Tóquio, Mete Gazoz quer a sua segunda medalha olímpica, e com certeza é um dos principais destaques turcos para esse Jogos Olímpicos. Gazoz terá de superar o brasileiro Marcus D'Almeida para conquistar o ouro em Paris.







0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar